16.6 C
Dourados
quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Festibai acontece de 27 a 29 de Novembro em Amambai

- Publicidade -

06/11/2015 08h33 – Atualizado em 06/11/2015 08h33

A 7° Edição do Evento conta com 42 finalistas nas categorias infanto-juvenil e adulto, divididos em dois estilos: gospel e livre

Fonte: Assessoria Prefeitura de Amambai

Amambai (MS) – Com o objetivo de fomentar a cultura e proporcionar aos artistas de Amambai e região, oportunidades de mostrar o seu talento, a Prefeitura de Amambai, através da Sedesc (Secretaria Municipal de Desporto e Cultura) organiza a 7° Edição do Festibai (Festival de Música de Amambai).

Este ano, 64 calouros se inscreveram para o Festival, conhecido com a maior vitrine de talentos do Conesul do Estado. Destas, 20 são do estilo livre adulto, 18 para o estilo gospel, também adulto e 26 se inscreveram nos dois estilos, dentro da categoria infanto-juvenil.

O Festibai, que foi criado na primeira gestão do Prefeito Sergio Barbosa (2005-2008), selecionou 17 cantores no estilo gospel, categoria adulto, 15 para a categoria gospel adulto e dez na categoria Infanto-juvenil, que é uma categoria mista, com cantores no estilo livre e gospel. Confira abaixo a relação dos nomes classificados:

Gospel Adulto: Rhusen Simões Da Silva, Joel da Rosa, Joice Aparecida Morlas, Wiviane Silveira Dos Santos, Banda Impacto Da Unção, Emily Naiara Morlas, Katiane De F. Freitas, Eunice da Silva Santos, Wanderson Silveira, Clesiane e Josiane, Danrley Ribeiro e Banda, Raquel Batista Benites, Marcio Vane Marques, Tatiana & Rhuama, Simone Morlas, Rosinha Aparecida Batista e Lucilene Rosa Martins.

Livre adulto: Thiago Viola e Pantanal, Elizeu Alegre Benites, Wellington Santos Lopes, Silvana e Luana, Daniela Machado, Banda Ruar, Valdecir Barbosa Damacena, José Aparecido e Fabiano, Daiane De Souza, Luizinho e Martins, Matteus Sanches Matos, Dorivaldo Alves (Kibinha), Aldo Ratier, Aline Oliveira Silva e Thauany Dos Santos P. Silva.

Infanto-juvenil: Gabriele Faria Dos Santos, Jamile Delfim Pereira, Louise Camargo, Millenya Gonçalves de Souza, Emilly e Emanuelly, Raquel Batista Moreira, Tais Silva Da Rosa, Roberto Tozuki Maeda Ishiba, Gabriel e Emilaine e Daniely da Silva Gama.

Oportunidade de carreira profissional

Segundo Elton, Secretário Municipal de Desporte e Cultura, o Festibai é grande oportunidade para quem quer mostrar o seu talento e buscar espaço no meio artístico. “Como já é conhecido, o Festibai é a maior vitrine de talentos da fronteira do Estado e todos os anos reúne dezenas de participantes, nos mais variados estilos. Nós, da administração municipal, nos preocupamos em dar o respaldo para que esses talentos se desenvolvam, não só durante o concurso, mas também em busca da consolidação no mercado”, falou o secretário.

Júri Técnico conta com profissionais renomados

Os calouros que participam do Festibai serão avaliados por músicos que se destacam no cenário musical e cultural do Estado e conhecidos em todo o Brasil. São eles: o músico e compositor Gilson Espíndola, o músico Guarany e a cantora e preparadora vocal, Debora Paez. A 7° Edição do Festival conta ainda com o renomado musico e compositor Otávio Neto.

Gilson Espíndola – Jurado

Nascido em Aquidauana, e morando desde sua infância em Campo Grande, Gilson Espíndola cresceu num ambiente em que a música regional, boleros e guarânias, sempre estiveram presentes nas reuniões familiares, onde já na adolescência fazia duetos com o pai e ensaiava suas primeiras composições.

Hoje aos 48 anos, Gilson traz uma respeitável bagagem musical sempre fiel a música Sul-mato-grossense. É sem dúvida umas das vozes mais belas, de timbre privilegiado e interpretações originais. Vindo de uma família de artistas que culturalmente participam da identidade musical deste Estado, Gilson tem em sua formação blues, samba e bossa nova e uma especial admiração pelo trabalho de Geraldo Espíndola que juntamente com os irmãos Celito, Tetê e Alzira formavam o “Lírio Selvagem” reconhecido nacionalmente no final da década de 70.

Nos anos 70 e 80 participou como vocalista e instrumentista do “Benvirá” onde junto com Marcos Mendes, Pedro Ortale,Toninho Porto e Paulo Ge, fizeram shows pelo Estado em circuitos universitários. Participou de festivais estudantis, do cd Matogrosso do som, cd comemorativo dos cem anos de Campo Grande. Fez shows no Projeto Temporadas Populares, Festival de Inverno de Bonito e Projeto Segunda dividindo o palco com Boca Livre, Toninho Horta e Lô Borges, respectivamente.

Gilson ganhou em maio de 2003, com a música “Eco da Paixão” de Jerry Espíndola e Ciro Pinheiro, o “4º Americanta, a nova MPB”, festival realizado pela Prefeitura de Americana, interior de São Paulo, onde concorreu com 978 músicos de todo o Brasil levando o Estado de Mato Grosso do Sul ao reconhecimento, em nível nacional.

Participou como convidado do cd “Espíndola Canta” onde interpreta a música “Reino do Pantanal” de Humberto e Jerry Espíndola com atuação no Show de lançamento e gravação do DVD. Em julho de 2003 participou do Festival de inverno de Bonito, abrindo o Show da cantora Elza Soares.

Em 2006, participou ainda do CD GERAÇÕES, um projeto do músico Marcio de Camilo, com a coletânea dos maiores sucessos “prata da casa”, lançado na concha acústica Helena Meirelles, em 2006. Em 2007 participou do Festival America do Sul, com o Show “O três por Quatro” dividindo o palco com Jucy Ibhanez.
Em 2008 participou do 9º Festival de Inverno de Bonito, com o Projeto Planeta Música, reunindo dez artistas sul-mato-grossenses em Show de encerramento do festival.

Em 2010 participou do Projeto Brasil Canta MS, idealizado e realizado pela Fundação de Cultura do Estado do MS, onde foram realizados 5 Show em 5 capitais do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre.

Nesse Ano, fez o Show no Projeto MS Canta Brasil, abrindo o show da Banda Detonautas no Parque das Nações Indígenas.

Guarany – Jurado

Evânio Vargas, ou Guarany, como é conhecido, é ex-integrante da dupla Tostão e Guarany e está a 32 anos envolvido com a cultura sul-mato-grossense, onde por várias vezes representou o Estado em inúmeros festivais, feiras agropecuárias e aniversários de municípios.

Com toda essa estrada, ganhou experiência e adquiriu Know-how na área técnica e de produção. Hoje, com 17 anos de experiência, competência e sucesso como Produtor Musical, tem descoberto muitos talentos e traz a tona artistas que estavam “escondidos” e que na maioria das vezes não teriam a oportunidade de gravar e realizar os seus sonhos.

Suas obras gravadas como arranjador e produtor ou apenas como técnico de mixagem e masterização, já passam de 100 obras, entre os diversos estilos musicais estão desde o sertanejo raiz, orquestra sinfônica, sertanejo universitário, pop e até o rock.

Tornou-se entre outras coisas, um defensor dos direitos dos artistas, lutando contra a pirataria e a favor dos direitos autorais. Guarany é hoje um dos grandes nomes da nossa cultura, por seus trabalhos realizados em prol principalmente dos artistas em ascensão e iniciantes, dando-lhes condições de concretizar seus sonhos de realização pessoal e profissional.

Em Outubro de 2013, participou da Equipe Técnica para a finalização do DVD do cantor Luan Santana. “O Nosso Tempo é Hoje”.Foi Gerente do Studio VIP, de propriedade do também produtor musical Dudu Borges. No Mês de Abril de 2014, participou como Diretor Técnico e de Equipe no DVD do artista; Lucas Lucco, na cidade de Patrocínio-MG e em seguida no DVD da Dupla Bruno & Marrone, na cidade de São Paulo-SP. Hoje, gerencia a Empresa Nask Company em sua filial em Osasco – SP. Também exerce a função de Produtor Geral da Cantora Mariana Fagundes, que é artista da mesma Empresa.

Debora Paez – Jurada

Cantora, compositora, tecladista e formada em Música: Habilitação em Educação Musical pela UFMS. Além de trabalhar em escola com crianças e adolescentes para formação musical, sempre cantou profissionalmente em eventos variados.
Também gravou backing vocal em estúdio para duplas sertanejas, propagandas e jingle político. Liderou banda gospel onde realizou muitas apresentações independentes, um dos shows que se destacou foi o apresentado com David Fantazini.

Também participou com música autoral de festivais, levando prêmios de segundo e quarto lugar. Com a versatilidade e boa técnica, abriu vários shows de bandas renomadas do Brasil.

Atualmente tem um grupo vocal feminino, com CD gravado além de atuar como professora de canto tanto para grupos, quanto para alunos individuais. Segundo a artista, música é sua vida, por isso faz seu trabalho com toda vontade, entrega e dedicação.

Otávio Neto – Diretor Técnico e Produtor do Evento

Filho de índio terena com uma mineira, o campo-grandense Otavio Neto descobriu a música aos 5 anos quando foi estudar violão popular com o vizinho sambista Osvaldo Lima que lhe ensinou os caminhos da swuingada música brasileira; foi o primeiro amor musical.

Na adolescência, se mudou para Curitiba onde morou na casa do Maestro Misael Passos e seu filho Misa Jr, onde teve seu primeiro contato com produção musical e arranjos.

Em seguida, de volta a Campo Grande, descobriu os vocais eletrizantes e o groove da Soul Music e se tornou um pesquisador sobre o assunto, foi quando começou a trabalhar em estúdio como arranjador e assistente técnico, em 1994.

Em 2004 se mudou para a capital paulista onde trabalhou com vários gêneros musicais, desde fusion instrumental (com a banda Três de Paus) até, passando por cantores Gospel como Robson Nascimento, Kleber Lucas entre muitos outros. Foi diretor musical do grupo Fat Family por dois anos. Em 2007 se mudou pra Florianópolis, SC onde foi diretor musical de uma gravadora e lá conheceu grandes músicos que fez muitas parcerias musicais, entre eles, Luiz Meira.

Assina mais de 60 CDs produzidos de diversos gêneros musicais, alguns DVDs e muitas participações especiais em vários shows pelo Brasil.

Fundou o trio Aldeia Black e já assinou arranjos de diversos artistas, como Guilherme & Santiago e Léo Verão & Daniel Freitas. Já acompanhou artistas como Gwen Letters (backing vocal Stevie Wonder), Sandra de Sá e Max de Castro.

Em 2010 fez a produção musical e a direção artística de uma turnê denominada BRASIL CANTA MS, promovida pela Fundação de Cultura do MS, onde levou em 6 capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Campo Grande) um resumo da música regional sul-matogrossense, acompanhado de cantores ícones da nossa música regional, músicos, dançarinos e profissionais técnicos todos de Campo Grande.

Sétima edição do Festibai acontece de 27 a 29 de Novembro / Foto: Decom

Audições aconteceram em Agosto e selecionaram 42 calouros para o festival / Foto: Decom

Gilson Espíndola, aos 48 anos, traz uma respeitável bagagem musical sempre fiel a música Sul-mato-grossense / Foto: Decom

Guarany, ex-dupla de Tostão é um defensor dos direitos dos artistas / Foto: Decom

Debora Paez Sodré, cantora, compositora, tecladista e formada em Música: Habilitação em Educação Musical pela UFMS / Foto: Decom

Otávio Neto, cantor, produtor musical e músico foi jurado do Festibai nas outras seis edições é o diretor técnico e produtor do evento / Foto: Decom

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-