28/01/2016 09h17 – Atualizado em 28/01/2016 09h17
Faixas estampavam as frases “Fora máfia da bola” e “FGF, tá com a máfia”?
Fonte: Globo Esporte
Ao que parece, não são apenas os clubes que resolveram bater de frente com a CBF e as federações. A torcida do Inter aproveitou a estreia da equipe pela Copa Sul-Minas-Rio na noite desta quarta-feira contra o Coritiba, no Beira-Rio, para demonstrar seu descontentamento com as entidades que regulamentam o futebol. Duas faixas criticaram o que chamaram de “máfia”.
No gol mais próximo à estátua de Fernandão, no anel inferior, torcedores levantaram uma faixa com os dizeres “FGF, tá com a máfia”? A pergunta é uma referência clara aos posicionamentos do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto, que chegou a dizer que “torceria para o torneio não dar certo” e, posteriormente, que “não poderia dar o suporte” aos seus filiados pós a CBF vetar a disputa da competição.
Diante do impasse entre clubes e CBF, Novelletto chegou a se reunir com os presidentes Vitorio Piffero e Romildo Bolzan, de Inter e Grêmio, respectivamente, para buscar uma alternativa. No encontro, a FGF propôs alterações nas datas da segunda e terceiras rodadas da Sul-Minas-Rio, mas a iniciativa foi rejeitada prontamente pela CBF.
Logo acima, mas já no anel superior, outra faixa estampava a frase “Fora máfia da bola”. A CBF, além do veto aos jogos pela competição após 30 de janeiro, convocou os membros do grupo para discutir a inclusão do torneio no calendário da entidade em 2017 “sem nenhuma infringência às leis, regulamentos e estatutos”.
Em resposta à resolução da entidade, a Liga afirmou que não vai alterar sua programação. Além de Grêmio e Inter, participam do movimento Atlético-MG, Cruzeiro, Atlético-PR, Coritiba, Flamengo, Fluminense, Chapecoense, Figueirense, Avaí, Criciúma, Joinville, América-MG e Paraná.
Na última terça-feira, os perfis dos Twitters de Inter e Coritiba trocaram gentilezas e prometeram “fazer história” com a partida desta quarta pela Sul-Minas-Rio. Antes do jogo no Beira-Rio, os mascotes das duas equipes desfilaram pelo campo segurando bandeiras do torneio.

