17/02/2016 07h56 – Atualizado em 17/02/2016 07h56
Fonte: Opinião & Notícia
A Semana de Arte Moderna de 1922 deu início ao movimento modernista no Brasil. No evento, que ocorreu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo, artistas se reuniram para discutir a absorção da cultura estrangeira na arte nacional com o objetivo de renovar o contexto artístico.
A nova geração dos artistas brasileiros queria trazer mudanças aos conceitos antigo do século XIX. O principal foco era a literatura, porém outras frentes do movimento artístico passaram a sofrer influência das vanguardas europeias.
A semana não teve uma importância grande na época, mas o tempo a valorizou. A pluralidade de ideias que surgiram contribuíram para mudanças em diversos setores culturais do país, entre eles as literatura e a música. O movimento antropofágico, que defendia a absorção da cultura estrangeira, surgiu no período e teve influência sobre o Tropicalismo.
A Semana de Arte Moderna deixou um legado importante para a cultura nacional, libertando a arte brasileira dos padrões europeus, que passaram a ser absorvidos e adaptados para criar uma cultura essencialmente nacional.
