34.9 C
Dourados
terça-feira, 2 de setembro de 2025

Amambai encerra ciclo de palestras sobre safra de soja

- Publicidade -

A Fundação MS finalizou nesta terça-feira (31), em Amambai, o circuito de palestras com apresentações de resultados de pesquisas referentes à safra de soja 15/16. Em parceria com o Senar/MS, o evento foi realizado no Sindicato Rural da cidade, com o objetivo de levar recomendações de novas variedades, além de dicas e técnicas para o próximo plantio.

Fonte: Grupo Sato

Os resultados de pesquisas da Fundação MS foram apresentados nos municípios de Naviraí, Dourados, Maracaju, Sidrolândia, Campo Grande, Rio Brilhante, Bonito e Amambai, e contou com 591 participantes, durante todo o mês de maio, entre produtores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos e demais profissionais da área.

Entre os dados apresentados, estão os resultados relacionados à nutrição de plantas e técnicas para o aumento de produtividade. O pesquisador da Fundação MS, Douglas Gitti, explica que, com base nos trabalhos conduzidos nos últimos anos, foi possível observar que a técnica de coinoculação de sementes proporcionou aumento de 3 a 4 sc/ha de soja em algumas regiões. “Além disso, a utilização de micronutrientes e substâncias orgânicas também resultou em maior produtividade no sistema de produção pesquisado, ou seja, sempre soja no verão e o milho safrinha em sucessão a esta cultura”, avalia.

Os ensaios foram conduzidos em distintas regiões do estado ao longo do último ciclo, em bases experimentais da instituição. As tecnologias foram testadas e já estão validadas para uso do produtor. No entanto, cada região possui suas particularidades e o produtor precisa tomar a decisão adequada para sua propriedade baseado em determinados parâmetros. Nesse caso, junto a sua assistência técnica, o produtor pode entrar em contato com a Fundação MS para saber a recomendação específica para cada caso.

Novas variedades de soja, adaptadas para cada região, foram recomendadas aos participantes. O pesquisador de fitotecnia soja da Fundação MS, Carlos Pitol, destaca fatores que devem ser analisados antes de se fazer uma escolha no campo, como condições climáticas, solo, resistência às pragas e época de semeadura.

Entre as recomendações para a próxima safra, Pitol destaca que o sojicultor deve ficar atento às previsões climáticas. “É importante, também, implantar a lavoura com escalonamento de semeadura e colheita. O recomendado é o que plantio seja feito entre 25/09 e 30/11, mas a melhor opção seria entre 01/10 e 20/11”, conclui.

Amambai encerra ciclo de palestras sobre safra de soja

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-