6.4 C
Dourados
quarta-feira, 24 de junho de 2026

Rotary de Amambai define parceria com município para Programa Mais Educação

- Publicidade -

O Rotary Club de Amambai definiu durante a última reunião, realizada na segunda-feira, 7, uma parceria com a Prefeitura Municipal, através da secretaria de Educação (Semed), visando colaborar na implantação do Programa Mais Educação.

Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Zita Centenaro, esteve no clube falando sobre o programa, que é do Ministério da Educação (MEC), em parceria com os municípios, com a participação da comunidade e oferece o período integral aos alunos.

Em Amambai, este projeto irá funcionar nas escolas municipais Marlene Vilarinho Albuquerque, vila onde está situado o Rotary, e Júlio Manvailer. Através dele, serão oferecidos reforço escolar, alimentação, esporte, teatro e dança. Todos os equipamentos e materiais que envolvem as atividades serão disponibilizados pelo MEC e os profissionais envolvidos serão voluntários bolsistas.

“Esperamos que este projeto traga grandes benefícios, porque vamos tirar as crianças da rua, principalmente aqui nesta vila onde temos muito problemas sociais; este programa vem colaborar para a promoção social”, disse Zita.

As duas escolas escolhidas têm rendimento escolar baixo no IDEB – Índice de Desenvolvimento Básico da Educação. A Prefeitura de Amambai, através da Semed, está solicitando a cedência do espaço do Rotary, três vezes por semana, para as aulas de dança. O programa é para todos os alunos da escola Marlene, que tem cerca de 150 estudantes. A oficina que acontecerá no Rotary deve envolver cerca de 30 alunos, três vezes por semana, no horário das 13 às 17 horas.

Para o presidente do Rotary de Amambai, Alexandre Ferreira de Souza, a parceria com o governo municipal vem ao encontro dos objetivos do Rotary International. “A valorização da educação, prioritariamente das crianças e adolescentes é uma das metas do Rotary, inclusive com o desenvolvimento de projetos nesta área”, explicou Alexandre. Todos os rotarianos foram favoráveis à parceria.

Acompanhou a secretária de Educação na visita ao Rotary Club de Amambai, a coordenadora do projeto Mais Educação em Amambai, Sidneia dos Santos Dalastra.

Da Redação

Saiba mais sobre o Programa Mais Educação

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo, a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta foi atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas – definidas pelo IBGE – e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes. Para este ano, a proposta é ampliar ainda mais o número de alunos e municípios beneficiados.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

Assessoria de Imprensa do MEC

Rotary de Amambai define parceria com município para Programa Mais Educação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

23 de Junho – Dia do Lavrador

- Publicidade-