21.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

16º Joind teve início no sábado (19), em Amambai

- Publicidade -

21/01/2019 09h24

Fonte: Redação

Amambai (MS)- A noite do último sábado (19), foi repleta de emoção, surpresas e cultura no Tekoha Guapoy da Aldeia Amambai, onde aconteceu a abertura oficial da 16ª edição dos Jogos da Integração Indígena (Joind).

Cerca de 1000 indígenas oriundos de Antônio João, Douradina, Tacuru, Coronel Sapucaia, Caarapó, Aral Moreira, Laguna Carapã, Amambai e do Paraguai participam do evento, que tem como objetivo valorizar e enaltecer a cultura indígena, além de promover a prática de esportes.

O evento esportivo tem na organização a Associação Jovens Indígenas Guarani Kaiowá em Ação (JIGA), liderada pelo o professor e vereador Ismael Kaiowá em parceria com a Prefeitura Municipal de Amambai, através da secretaria de Desporto e Cultura e é considerado o maior evento sócio esportivo cultural indígena do estado.

O vereador Ismael Morel em sua fala agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, bem como todos os envolvidos para a realização do evento e ressaltou a importância do esporte para a qualidade de vida. “O lema da Educação Física é pratique esporte e tenha saúde e é isso que estamos fazendo aqui. Além disso, unimos o esporte ao teatro e música para que a nossa cultura seja fortalecida”, falou.

O prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, que esteve prestigiando o evento, desejou boas-vindas aos atletas de outras cidades e colocou a prefeitura à disposição da comunidade indígena. “É uma satisfação imensa ser parceiro de um evento como o Joind, que reúne tantos atletas em nossa cidade. Sejam todos bem vindos e sintam-se abraçados pela nossa cidade”, disse.

A presidente da Câmara, Janete Córdoba também participou da solenidade e ressaltou a organização do evento. “É um evento grande, muito bem organizado e com um propósito maravilhoso! Boa sorte a todos os atletas e que vocês possam aproveitar muito esses dias em Amambai”, disse.

Os atletas

O atleta Junior Benites, que vai representar a delegação de Douradina no Atletismo e no Futsal conta que participa do Joind desde 2012 e que é sempre muito bom estar em Amambai. “É muito bom participar do Joind e reencontrar os amigos que a gente faz e ainda poder garantir uma medalha”, disse ele.

Fani Paula, atleta que vai representar a delegação do Paraguai no vôlei participa pela primeira vez e afirma que a experiência tem sido ótima. “Viemos em 20 pessoas para participar e estamos admirados com a organização do Joind, agora esperamos que nosso país saia com bastante medalha das competições”, disse a jovem.Garoto e Garota Joind

Ainda durante abertura foi realizado o desfile do concurso de Garoto e Garota Joind, que vem para ressaltar a beleza existente nos traços indígenas.

Ao todo, 26 jovens participaram do certame, que teve como jurados: a presidente da Câmara, Janete Córdoba; o vereador Maikell Ruiz; professor Alessandro; Letícia Martines e Alvaro Gasparetto.

Eliete Lemes e Iuri Moreira, ambos de Amambai, foram consagrados Garota e Garoto Joind 2019.

Autoridades

Participaram da abertura do 16º Joind, o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira; a secretária de Desporto e Cultura, Lígia Borges; a presidente da Câmara de Amambai, Janete Córdoba; os vereadores Maikell Ruiz e Darci, além do advogado Odil Puques, que esteve representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Amambai.

Veja fotos de como foi a abertura: Galeria 2

Foto: Moreira Produções

Vereador e professor Ismael Morel / Foto: Moreira Produções

Prefeito de Amambai, Dr. Bandeira / Foto: Moreira Produções

Presidente da Câmara de Amambai, vereadora Janete Córdoba / Foto: Moreira Produções

Eliete Lemes e Iuri Moreira, ambos de Amambai, foram consagrados Garota  e Garoto Joind 2019.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-