15/03/2019 11h23

Escola Vespasiano Martins, em Amambai, realizou 1º Feirão de Eletivas

O evento teve como objetivo demonstrar aos alunos do Ensino Médio Integral as opções de disciplinas eletivas para o semestre. Depois da mostra, cada aluno pôde optar por uma delas para aprofundar-se no decorrer do semestre letivo.


Fonte: Redação

 
Música e Sabor é uma disciplina projetada e desenvolvida pelas professoras Soldi, Daniela e Marielly / Foto: Moreira Produções Música e Sabor é uma disciplina projetada e desenvolvida pelas professoras Soldi, Daniela e Marielly / Foto: Moreira Produções

Amambai (MS)- Na tarde dessa quinta-feira (14), aconteceu na Escola Estadual Vespasiano Martins, o 1º Feirão de Eletivas, voltado aos alunos que fazem parte do ensino médio integral, oferecido pela instituição.

No projeto chamado "Autoria de Ensino Médio em Tempo Integral", fica a cargo do próprio estudante escolher, com base nas opções ofertas pelo corpo docente, uma disciplina chamada "Eletiva" para cursar até o fim do semestre. Nesta disciplina, são abordados temas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aliados a temáticas culturais da atualidade.

O evento, que contou com a participação de professores do curso integral, objetivou mostrar aos alunos uma prévia do que será estudado e da forma que serão abordados os conteúdos no decorrer do semestre letivo.

Eletivas apresentadas

Na oportunidade, os alunos puderam escolher entre cinco disciplinas eletivas:

Música e Sabor

Projetada e desenvolvida pelas professoras Soldi, Daniela e Marielly, aborda as disciplinas de Espanhol, Arte e Educação Física.

Tem como objetivo despertar nos alunos o interesse pela música e culinária de culturas diferentes, formadas por populações descendentes de povos indígenas, espanhóis, incorporando-as à nossa cultura regional, além de promover a cidadania e integração desta diversidade cultural para ser compreendida e melhor desfrutada.

 
Sexo frágil? Uma ova! é desenvolvida pelos docentes Carlos Monteiro Alves, Wagner Aparecido Correa e  Maxwell da Silva Amaral / Foto: Moreira Produções Sexo frágil? Uma ova! é desenvolvida pelos docentes Carlos Monteiro Alves, Wagner Aparecido Correa e Maxwell da Silva Amaral / Foto: Moreira Produções

Sexo frágil? Uma ova!

Desenvolvida pelos docentes Carlos Monteiro Alves, Wagner Aparecido Correa e Maxwell da Silva Amaral, engloba as disciplinas de Projeto de Vida (específica do ensino integral), História, Geografia e Sociologia.

Esta eletiva se concentra em apresentar e discutir com os participantes relatos de vida, relatos esses cheios de reflexão sobre os sonhos que tinham quando jovens e o que mudou ao longo de suas vidas, de várias mulheres soviéticas. Implícito em tais relatos encontram-se também informações da geografia física e humana do leste europeu bem como a descrição de ações nazistas em território soviético.

 
Os Mistérios de um Cheetos é de responsabilidade dos professores Lucineide, Geovane, Vanessa E Wagner / Foto: Moreira Produções Os Mistérios de um Cheetos é de responsabilidade dos professores Lucineide, Geovane, Vanessa E Wagner / Foto: Moreira Produções

Os Mistérios De Um Cheetos

De responsabilidade dos professores Lucineide, Geovane, Vanessa E Wagner, envolvendo as disciplinas de Química, Biologia E Geografia.

Tendo em vista que os hábitos alimentares da sociedade moderna não proporcionam uma alimentação saudável, surge a preocupação em orientar nosso aluno sobre os processos que ocorrem da produção até o consumo.

 
Youtubers do Enem é desenvolvida pelos professores Marinês Artuzi, Priscila Baena, Jackson Jara E Karolain Korte / Foto: Moreira Produções Youtubers do Enem é desenvolvida pelos professores Marinês Artuzi, Priscila Baena, Jackson Jara E Karolain Korte / Foto: Moreira Produções

Youtubers do Enem

Envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Física e desenvolvida pelos professores Marinês Artuzi, Priscila Baena, Jackson Jara E Karolain Korte.

A plataforma de vídeos onlines Youtube está inserido no cotidiano de nossos alunos, que rotineiramente interagem com diversos canais e vídeos de entretenimento em grande parte das vezes, entretanto recorrem a este recurso para assistir a vídeo-aulas quando não compreenderam bem um determinado conteúdo na escola ou necessitam de uma revisão dos conteúdos, principalmente em vésperas de prova.

Acessando vídeo aulas de canais consagrados como "Descomplica", "Me Salva" e "Aula De", canais estes que chegam a ter até 2 milhões de pessoas inscritas, todavia as audiências, em véspera do Enem por exemplo, chegam a 12 milhões de acessos de internautas que buscam explicação de conteúdos e inúmeras resoluções de questões resolvidas de edições anteriores do Enem.

Diante de familiaridade de nossos alunos com o Youtube, e a necessidade de que eles conheçam a estrutura e o nível das questões do Enem, esta eletiva se justifica no intuito de que nossos protagonistas conciliem os conteúdos que são exigidos no Enem e a popularidade do Youtube produzindo material inédito.

 
Eletiva Flashback At 60’s To 2000’s é desenvolvida pelos professores Thaysa Tobias, Elaine Teixeira Da Silva, Maxwell Amaral / Foto: Moreira Produções Eletiva Flashback At 60’s To 2000’s é desenvolvida pelos professores Thaysa Tobias, Elaine Teixeira Da Silva, Maxwell Amaral / Foto: Moreira Produções

Flashback At 60’s To 2000’s

Desenvolvida pelos professores Thaysa Tobias, Elaine Teixeira Da Silva, Maxwell Amaral e integrando as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Sociologia e Filosofia.

As transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, foram se consolidando ao longo das décadas de 1960 a atualidade e vem modificando hábitos, costumes, modo de pensar de agir, mudando gerações, alterando o consumo e o comportamento, das diferentes camadas sociais, tanto nos grandes centros urbanos quanto nos pequenos e nos mais longínquos recantos dos país.

Conhecer, entender, respeitar e contribuir com os estudantes na absorção de inteligências múltiplas valorizando e cultivando a memória da cultura vigente entre as décadas de 60 a 2000.

Facilitando o entendimento e a inserção dos estudantes no contexto histórico do período através de música, dança e interpretação. O entendimento e o conhecimento da história e da cultura desse contexto têm o poder deproporcionar ao estudante reconhecer-se como agente participativo e transformador da sua História e cultura local e nacional e consequentemente gera o interesse e a valorização da mesma facilitandoa aprendizagem.

Diante desse contexto, esta eletiva irá resgatar através de uma linha do tempo, os fatos e acontecimentos marcantes que vem acarretando as transformações ao longo das décadas, com a possibilidade de ser analisados diferentes aspectos, políticos, sociais, econômicos e em especial no que se refere a moda, diferentes ritmos musicais , danças, bem como a influência de outros países na cultura brasileira, fazendo com que eles se sintam realmente agentes participativos do processo histórico.

 
135 alunos fazem parte da da Autoria de Ensino Médio em Tempo Integral /  Foto: Moreira Produções 135 alunos fazem parte da da Autoria de Ensino Médio em Tempo Integral / Foto: Moreira Produções

Autoria de Ensino Médio em Tempo Integral

O Programa Escola da Autoria foi criado pela Secretaria Estadual de Educação em 2015. Com a proposta, o estudante passa a conviver de forma mais ativa no ambiente escolar e ganha novas perspectivas com disciplinas que aliam as teorias da sala de aula com as práticas do cotidiano.

Em Amambai, a Escola Estadual Vespasiano Martins é a única que oferece a modalidade de ensino. Ao todo, são 135 alunos, que iniciam as atividades às 7h30 e encerram as às 16h30.

 
Coordenadora pedagógica da Autoria de Ensino Médio em Tempo Integral, Dirlei Guerini / Foto: Moreira Produções Coordenadora pedagógica da Autoria de Ensino Médio em Tempo Integral, Dirlei Guerini / Foto: Moreira Produções

"Aqui o aluno é autor da sua própria história"

— Dirlei Guerini

De acordo com a coordenadora pedagógica da Autoria de Ensino Médio em Tempo Integral, Dirlei Guerini, nesta modalidade de ensino, o objetivo é oportunizar ao aluno a chance de protagonizar a sua vida acadêmica.

"Aqui o aluno é autor da sua própria história, são protagonistas da sua vida escolar", disse a coordenadora.

Segundo ela, podem se matricular na Autoria de Ensino Médio em Tempo Integral qualquer aluno do ensino médio. Interessados, entrar em contato com a escola pelo telefone: (67) 3481- 2386 e ver a disponibilidade de vagas.


Envie seu Comentário