13/04/2019 11h19

Com história que começou antes dela mesma, Fórmula 1 alcança 1000 GPs ainda gigantesca e no topo do esporte


Fonte: Grande Premio

 

Dona de uma história que começou antes dela mesma, a Fórmula 1 atravessou diversas fases: foi do romantismo das equipes garagistas à popularidade dos pilotos nos anos 60 e 70, atingiu o auge da tecnologia e chegou à posição de segunda modalidade esportiva mais popular do planeta. Hoje, às vésperas do GP 1000, a principal categoria do automobilismo ainda é gigantesca, mas vive clima de incerteza quanto ao futuro do esporte no mundo.

A Fórmula 1 celebra neste fim semana o GP de número 1000 de uma história que começou antes mesmo do início do campeonato como se conhece atualmente. São quase sete décadas de uma categoria que soube aproveitar a popularidade do automóvel ao redor do mundo para crescer e se tornar uma modalidade globalizada e estabelecida, como analisa Flavio Gomes.

Desde sempre, a F1 mostrou apreço por essa internacionalização, viveu a chegada de pilotos de diferentes nacionalidades, desbravou continentes e atrair marcas importantes – e não só da indústria automotiva. Trouxe o glamour dos anos 60 e 70, se profissionalizou nos anos 80 e 90 e se expandiu de vez a partir dos anos 2000. Hoje, o esporte, com uma filosofia norte-americana — em razão do novo dono, o Liberty Media —, tenta se integrar às novas mídias.

Ao longo do tempo, a F1 também testemunhou o surgimento de lendas do esporte e pegou carona na popularidade de seus astros e equipes. A história é marcada por vitórias memoráveis, mas também derrotas e perdas. A tecnologia e a inovação sempre fizeram parte do DNA, assim como a busca pela segurança e por tornar o espetáculo ainda maior.

Neste momento, em que alcança a marca milésima, atravessa um período de incerteza sobre o futuro do esporte em si no mundo. Para ela, no entanto, ainda não é crítico. Ao contrário, a F1 ainda segue gigantesca e no topo.

Confira a programação do fim de semana do GP da China de F1 Horários de Brasília, GMT -3

 

Envie seu Comentário