21.9 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Kemp quer incluir Dia de Conscientização da Fibromialgia em calendário oficial

- Publicidade -

17/04/2019 19h51

Kemp quer incluir Dia de Conscientização da Fibromialgia em calendário oficial do Estado

Fonte: Ana Maria Assis/Agência AL/MS

O deputado Pedro Kemp (PT) apresentou na manhã dessa terça-feira (16/04) Projeto de Lei que inclui no calendário de eventos de Mato Grosso do Sul o “Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia”, a ser comemorado anualmente no dia 12 de maio.

A iniciativa do parlamentar é em resposta ao pedido da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Portadores de Doenças Crônicas, a qual apontou a necessidade da formalização no calendário de eventos estadual de data especifica alusiva a conscientização aos problemas causados pela doença crônica da fibromialgia.

Na justificativa do Projeto, Kemp destacou que “uma parte considerável da sociedade nunca ouviu falar da doença, e a falta de conhecimento e informação é um problema sério para os fibromiálgicos, uma vez que o seu estado de saúde e suas limitações físicas não são compreendidas pelos grupos sociais”.

O objetivo da iniciativa é esclarecer a população sobre a doença e seus desdobramentos, sendo que o dia 12 de maio é o Dia Mundial da Fibromialgia, data em que no Brasil algumas associações já realizam eventos de conscientização.

Fibromialgia

A fibromialgia é conhecida também como Síndrome da Dor Generalizada. Isso porque a enfermidade tem como principal característica a ocorrência de fortes dores em diversos pontos do corpo, por períodos prolongados. Acredita-se que no Brasil aproximadamente 3% da população sofre com a doença. No mundo, o índice chega a aproximadamente 5%.

Kemp apresentou Projeto de Lei na manhã de terça-feira (16/04) / Foto: Luciana Nassar

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-