24.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Soja Plus aprimora gestão rural em 420 propriedades de MS

- Publicidade -

25/05/2017 15h27

Fonte: Aprosoja

O projeto Soja Plus da Aprosoja/MS leva informação, capacitação e orientação normativa a produtores rurais gratuitamente com apoio da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul).

No Estado, 420 propriedades já aderiram ao programa desde sua criação, em 2013, e implantaram orientações ambientais e trabalhistas com apoio do projeto.

Vantagens

O Soja Plus oferece mecanismos para que o produtor desempenhe uma gestão rural eficiente, resultando em melhora na produção. Os efeitos positivos são alcançados graças às ações de assistência técnica, à distribuição de materiais informativos – como manuais, cartilhas e dvd’s – oferecidos gratuitamente pelo programa, além da ministração de palestras e realização de dias de campo.

Essas estratégias adequam as propriedades às normas ambientais e sociais que devem ser seguidas por uma empresa rural. De acordo com Raul Roa, analista do departamento de produção do Sistema Famasul, as propriedades que aderem ao programa recebem, regularmente, visitas de consultores técnicos do Soja Plus.

Nesses encontros, é realizado diagnóstico individual da fazenda e são apresentadas orientações ao produtor rural. “São capacitações, consultorias e distribuição de kits com itens de segurança que deverão ser implantados na propriedade, assim como materiais didáticos que servirão de guia ao produtor rural”, detalha o analista.

Com essa ajuda, o empreendedor rural conta com o respaldo necessário para que sua propriedade respeite as leis ambientais e trabalhistas vigentes.

O programa

O Soja Plus é um programa nacional gratuito de orientação especializada que permite que os proprietários rurais se adequem às legislações trabalhistas, inclusive em relação à segurança do trabalho. Ao realizar visitas técnicas e oferecer conhecimento especializado, o Soja Plus contribui para a conservação dos recursos naturais, a governança das atividades produtivas e o bem-estar social de trabalhadores, produtores rurais e comunidades locais.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no sindicato rural dos municípios de Mato Grosso do Sul, ou pelo telefone (67) 3320-6944, no Sistema Famasul.

Agenda

Projeto Soja Plus realizará o Seminário Programa MS Mais Sustentável no dia 21 de junho das 14 às 17 horas na Famasul. Durante o evento será lançado o Guia do Programa de Regularização Ambiental do Mato Grosso do Sul.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-