18.2 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Associação Tereré: futebol motivando lazer e cultura em Amambai

- Publicidade -

13/06/2015 23h01 – Atualizado em 13/06/2015 23h01

O orgulho pela realização de um sonho é grande, para a comunidade e associados.

Fonte: Da Redação

O futebol agrega, emociona. Diverte. Adversários em campo, aliados pelo esporte. Todos técnicos; sem consenso, mas com senso de camaradagem. E se um tereré – a bebida mais típica do Mato Grosso do Sul – estiver nessa roda de futebolistas, a conversa flui melhor e a amizade sela.

E assim surgiu a Associação Sociedade Esportiva Tereré, organização não governamental instalada em Amambai. Inicialmente era só o Tereré, time de futebol onde os amigos praticavam seus dribles, habilidades e estratégias. Passou a ser o grupo de amigos apaixonados por futebol que se reunia nos finais das manhãs, despretensiosamente; tereré de mão em mão, a conversa corria solta.

Depois – já que o futebol era o pretexto dos encontros e o texto da prosa – a informalidade do grupo ascendeu em definitivo.

O início

Em 2008, uma parte deste grupo que jogava futebol no time do Tereré resolveu se unir a alguns outros amigos e criar um clube, onde – claro – a prática do futebol fosse o principal motivo. Dai surgiu a ideia de fundar a Associação Sociedade Esportiva Tereré.

No início, foram convidados 60 amigos, que juntaram recursos financeiros e adquiriram uma área localizada na rodovia MS 485, km 1,2, nas proximidades do Clube de Laço União Amambaiense, onde seria construído, inicialmente, um campo de futebol para que os sócios jogassem a tradicional pelada. Daí a ideia cresceu, e o clube também.

Nem só futebol

De pelada em pelada, o clube expandiu não somente sua área, mas também sua atuação e intenção.

Aberto à comunidade, com o intuito de ser de fato “utilidade pública” – dois títulos, um municipal e outro estadual credenciam a Associação este princípio, diversos grupos de crianças, jovens, adultos e idosos passaram a usufruir de suas instalações.

Escolas, igrejas, associações culturais, classistas e de servidores públicos, programas sociais e cooperativas são alguns dos públicos de Amambai beneficiados com a paixão dos amigos pelo futebol.

De tempos em tempos, intercâmbios culturais e futebolísticos – claro – também são realizados na Associação. Companheiros do esporte de Dourados, Cel. Sapucaia e de Pedro Juan Caballero já estiveram nas terras do Tereré.

Orgulho

O orgulho pela realização de um sonho é grande, para a comunidade e associados.

Entre os primeiros sócios, os fundadores, o orgulho é maior ainda. “O sentimento que fica é de realização, pelo fato de hoje ter este espaço”, diz Marco Ormai. A opinião é compartilhada por Mário Fonseca Júnior: “O Tereré é um clube de lazer nosso, somos um clube diferenciado; é diferente de ser associado em outro clube”.

O Tereré é hoje uma associação esportista, mas também cultural, de entretenimento e de lazer.

A estrutura do Tereré hoje

A contribuição mensal dos atuais 106 sócios da Associação – 48 fundadores-proprietários, 52 contribuintes e seis dependentes – permite a manutenção do patrimônio da instituição, hoje com uma área de 3,1 hectares, provida de salão social com cozinha, cantina, banheiros, churrasqueira, mobiliários e equipamentos.

São dois os campos de futebol society, gramados, com tela de proteção e iluminados; um com arquibancada. A estrutura conta também com duas quadras – uma de areia e outra de grama sintética com tela de proteção e iluminada. Tem ainda dois vestiários, um depósito para ferramentas e estacionamento amplo.

Toda a área é gramada e arborizada – mudas plantadas, regadas e cuidadas pelos associados – e um bosque capacita e qualifica as instalações.

Os históricos bancos da praça Cel. Valêncio de Brum – que foram motivo de polêmica quando retirados para darem lugar ao projeto de reurbanização – estão preservados na Associação Tereré. Iniciativa deles, motivo de orgulho dos associados.

Diretoria e programação semanal

A atual diretoria é formada por Paulo Manzeppe – presidente; Azor Assis – vice-presidente; José Almada – secretário; Adêmio Frassom – 2º secretário; Marco Ormai – tesoureiro; Vanderlei Derlan – 2º tesoureiro e Orlando Fernandes – diretor de patrimônio.

O presidente da Associação Sociedade Esportiva Tereré, Paulo Manzeppe, comenta que a diretoria tem como metas a promoção de eventos visando manter a união e a integração dos associados e famílias, prestar serviços junto as entidades filantrópicas e educacionais e oferecer a estrutura física para a realização de eventos esportivos. Ele destaca também como meta a inclusão do clube como entidade pública federal.

Também é intenção dos diretores manter uma programação semanal, proposta com o intuito de organizar as peladas. As terças e quintas-feiras, acontecem os jogos dos veteranos; as quartas e, nos sábados à tarde, o futebol é livre, e, nas sextas, o espaço dos campos também é livre e disponível para quando houver convidados.

Blog

Veja mais no blog da Associação Sociedade Esportiva Tereré.

Veja abaixo fotos que registram desde o início da Associação, o trabalho dos associados para a construção da entidade, até os dias atuais.

Aconteceu assim…

Hoje

60 amigos juntaram recursos financeiros e adquiriram uma área localizada na rodovia MS 485, km 1,2, nas proximidades do Clube de Laço União Amambaiense.

As benfeitorias na Associação foram realizadas com a participação efetiva dos associados.

Parte do grupo visitando, em 2008,  a área para definição do local para instalação da Associação.

Associação Tereré: futebol motivando lazer e cultura em Amambai

A Escola Especial Renascer, da Apae de Amambai, é uma das que esteve no Tereré realizando dia de lazer com os alunos e professores.

O Tereré é hoje uma associação esportista, mas também cultural, de entretenimento e de lazer.

São dois os campos de futebol society, gramados, com tela de proteção e iluminados; um com arquibancada.

Toda a área é gramada e arborizada – mudas plantadas, regadas e cuidadas pelos associados - e um bosque capacita e qualifica as instalações.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-