23.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fetran protagoniza conscientização, criatividade e diversão em Amambai

- Publicidade -

01/06/2018 13h50

Ao todo, 8 peças amambaienses foram apresentadas e aguardam resultado das seletivas das outras cidades que compõem a etapa Capey.

Fonte: Redação

Amambai (MS)- A seletiva da etapa Capey do 9º Festival Estudantil Temático para Trânsito (Fetran), aconteceu em Amambai nos dias 29 e 30 de maio e já deixou saudades.

Foram dois dias com intensa programação e apresentação de espetáculos, onde se pôde observar que sim! Amambai é um celeiro de talentos das artes cênicas.

A noite de abertura, na terça-feira (29), foi pra lá de especial e mostrou que o festival não é só para crianças ou alunos. Lá, bem na primeira fila, mostrando que a magia do teatro é para todas as idades, estava a Vó Maria, que mesmo aos 96 anos e com a locomoção dificultada, esteve prestigiando e se divertindo muito a cada apresentação.

Na noite de abertura, a escola municipal Flávio Derzi deu um show quando apresentou a peça “A desinvenção da roda”, concorrente na categoria infantil. Com texto do professor Luiz Claudio e direção geral da atriz Alessandra Tavares, a escola abordou de forma muito criativa a incidência dos acidentes de trânsito e sugeriram de forma pra lá de divertida, que a solução para tal problema seria a “Desinvenção da Roda”, título da peça.

Na mesma noite, porém não competindo, jovens guaranis da Aldeia Amambai encenaram o espetáculo “Yvy Ñêñ: A fala da Terra”. Os jovens dançaram, cantaram e expressaram teatralmente o palpitar de uma cultura milenar que se expressa no cotidiano do dia a dia, no aqui e agora da aldeia, num profundo sentido coletivo do ritual.

Manhã de apresentações

Na manhã da quarta (30), em meio aos “Tic-tac bi bis”, entoados em coro e coreografados pelo policial rodoviário, Sodré, as escolas Mitã Rori e Maria Bataglin Machado apresentaram suas peças e encantaram o público presente.

A escola indígena Mitã Rori apresentou, na categoria infantil, a peça “Somos Índios, Somos Gente”, onde um grupo de jovens buscou conscientizar a aldeia sobre os riscos no trânsito, afinal, índios também correm risco de vida.

A peça “Sonhos Roubados”, da escola Maria Bataglin, disputando a na categoria infanto-juvenil, abordou de forma trágica as consequências de um jovem menor de idade e sem habilitação ao volante, o que pode causar grandes perdas para toda família.

Tarde de apresentações

Durante a tarde da quarta, a equipe de policiais rodoviários federais, servidores municipais e alunos não perderam a animação e o festival continuou com as apresentações. As escolas Felipe de Brum, Júlio Manvailer e Guarani Estadual foram as responsáveis por encantar o público.

A escola Felipe de Brum, disputando a categoria infantil, tornou a tarde de todos do recinto ainda mais doce. Com um cenário repleto de doces e guloseimas, os alunos apresentaram a peça “Leo Caramelo e as desventuras na Docelândia” e arrancaram suspiros da plateia ao abordar de forma tão lúdica questões como acessórios que precisam ser usados no trânsito, bem como o respeitar o direito do outro em vias públicas.

A escola Júlio Manvailer, na disputa da categoria infanto-juvenil, veio de forma irreverente e fugindo do convencional, tratando não só de questões como regras de trânsito, mas também retratando o lado social e emocional de muitas pessoas, que vêem nas aparências e nos carrões de luxo, um motivo de felicidade.

A equipe da escola Guarani Estadual, veio trazendo para a categoria Juvenil, as tradições e cantos do seu povo para conscientizar sobre a temática trânsito e ressaltar a força de sua cultura. Abordando seus ritos, os pilares da vida humana, a paciência e a justiça, os estudantes questionaram as imprudências que causam acidentes do trânsito e homenagearam os policiais que buscam fazer a diferença para salvar vidas no trânsito.

Ao todo, oito peças amambaienses participam da seletiva, que aguarda o resultado das seletivas das cidades de Nova Andradina, Mundo Novo, Itaquiraí, Sete Quedas e Anaurilândia, que compõem a etapa Capey, para saberem a decisão sobre quem disputa a final em Campo Grande no mês de agosto. Será escolhida uma peça em cada categoria, são essas: infantil, infanto-juvenil e juvenil.

Veja fotos do último dia de apresentações do Fetran:

Foram dois dias com intensa programação e apresentação de espetáculos / Foto: Moreira Produções

Vó Maria tem 96 anos fez questão de prestigiar o evento ao lado das filhas / Foto: Moreira Produções

Os estudantes questionaram as imprudências que causam acidentes do trânsito / Foto: Moreira Produções

Os estudantes questionaram as imprudências que causam acidentes do trânsito / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-