29 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Tereré emagrece mesmo? Benefícios e dicas

- Publicidade -

09/07/2017 08h00

Fonte: Mundo Boa Forma

Preparado a partir da mistura de água fria e erva mate, e incrementado em alguns casos com o suco de limão, o tereré é considerado a versão fria do chimarrão e é encontrado facilmente no Paraná, em estados da região Centro-Oeste como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e no Paraguai.

Há relatos que indicam que a bebida surgiu durante a Guerra do Paraguai, quando os soldados não podiam fazer fogueira para esquentar a água na hora de fazer o seu chimarrão, pois poderiam ser encontrados por seus inimigos. Já outros afirmam que seu surgimento deve ser creditado aos índios guarani.

Se não podemos negar toda a refrescância e valor histórico e cultural do tereré, também devemos admitir que nem todo mundo conhece os valores nutricionais e efeitos que a bebida pode causar a saúde, nem mesmo parte daquele pessoal que curte se reunir em rodas de “teres” – como o tereré também é chamado.
Por exemplo, você já se perguntou o que o consumo da bebida pode causar aos contornos da silhueta? Será que o tereré emagrece ou ele pode estimular o ganho de peso? Vamos descobrir isso agora!

Tereré emagrece?

É possível dizer que o tereré emagrece por conta de seu efeito diurético e da colaboração que a bebida traz em relação à diminuição da gordura do corpo, conforme explica a nutricionista Carina Trevisan, de Foz do Iguaçu.

Mas não são só esses os aspectos que fazem com que possamos considerar a mistura de erva e água fria benéfica para a perda de peso. A bebida também age como estimulante para a prática de exercícios físicos e estimula o aumento do gasto energético do corpo de seus consumidores.

Sua vantagem em relação ao aumento de força muscular e na resistência do músculo à fadiga pode fazer com que o desempenho no treino seja melhor e que, por consequência, um número ainda maior de calorias seja eliminado.

No entanto, vale ressaltar que não é o simples consumo da versão fria do chimarrão que trará ganhos em relação à boa forma. Por exemplo, para obter resultados positivos em relação ao aumento de gasto energético que a bebida pode proporcionar é necessário ter uma alimentação balanceada e equilibrada, que não abranja uma ingestão muito grande de calorias.

Até porque de nada adiantará ser estimulado a praticar mais atividades, realmente se exercitar mais e conseguir queimar um número maior de calorias, se a quantidade que você consumir for maior do que a que você elimina.

Portanto, por mais que possamos afirmar que o consumo de tereré emagrece para quem já tenha uma dieta de qualidade e o hábito de praticar atividades físicas com frequência, ele não garante o emagrecimento, principalmente nos casos de pessoas com vida sedentária e alimentação fraca, rica em guloseimas e fast food, por exemplo.

Outros benefícios

Além do benefício de ajudar na eliminação de peso, o tereré também refresca e hidrata o corpo, ainda que não possa ser visto como um substituto da água natural e que atue somente como um auxiliar no processo de hidratação.

A erva que é utilizada na preparação da bebida possui antioxidantes e também fornece propriedades que contribuem com a memória e concentração e que promovem a diminuição do colesterol ruim – o LDL.

Composta por carboidratos, fibras, cálcio, cafeína, sais minerais, proteínas, lipídeos e pelas vitaminas A, B1, B2, C e E, a erva também é fonte de energia, faz bem aos ossos e colabora com o bom funcionamento do intestino.

Mas não é só isso: ela também age como estimulante mental e da circulação e tonifica o sistema nervoso.
O tereré ainda ajuda na regeneração celular, na regularização da respiração, facilita a digestão, ajuda na regulação das funções sexuais, além de poder prevenir gripes e alergias e fazer bem à pele, oferecendo-a efeitos cosméticos.

Malefícios

Você já deve ter ouvido falar que tudo que vem em excesso faz mal e com o tereré isso não é diferente, pois a bebida também traz uns efeitos colaterais não tão positivos assim. Um deles é a insônia, que apesar de não ser observada em todas as pessoas, pode ser experimentada por alguns dos usuários da mistura de erva com água fria.

Além disso, a bebida pode causar uma diminuição na absorção de ferro. Outro malefício é que ela pode aumentar a pressão arterial. Portanto, deve ser consumida com bastante cuidado e sem exageros por pessoas com anemia e hipertensão. O tereré ainda pode causar gastrites de intensidade leve, mas que acabam sendo agravadas quando o suco de limão é utilizado no preparo, por elevar o grau de acidez.
Também vale tomar cuidado com o compartilhamento do copo e da bomba de tereré entre um grande número de pessoas. É que esse hábito pode colocar as pessoas em risco de pegar algum tipo de doença contagiosa como hepatite ou a gripe H1N1.

Segundo o que a nutricionista Carina Trevisan esclareceu, a bebida até pode ser tomada todos os dias, mas seu consumo deve ser feito com moderação, e é importante verificar a qualidade e procedência da erva utilizada no seu preparo. Ela também alertou que para as crianças o ideal é beber uma quantidade pequena do tereré e que se for adicionar algum suco à mistura de água fria e erva, é melhor que o suco seja natural.

Dica de como preparar um tereré

Ficou curioso para experimentar a bebida e aproveitar os seus benefícios? Então confira a seguir como preparar o seu tereré e aproveite com moderação!

Ingredientes e utensílios:

  • 1 guampo ou copo de plástico;

  • 1 bomba de chimarrão e/ou tereré;

  • Erva (as marcas recomendadas são Santo Antonio e Flor Verde);

  • Bastante água gelada.

1 Adicionar a erva no guampo ou copo de plástico, de modo que atinja ¾ do conteúdo do utensílio;

2 Deitar o guampo ou copo em 45º, deixando a erva em apenas um lado do recipiente (isso serve para deixar o tereré mais bonito e parecido com o tradicional, mas se não quiser você não precisa fazer);

3 Molhar a erva com um pouco de água, para que ela fique inchada e atinja o topo do utensílio. Continuar com o copo inclinado durante esse passo, que deve durar de 30 segundos a um minuto;

4 Despejar água gelada, colocar a bomba no guampo ou copo e servir-se. Quando ver que a água está acabando, basta colocar mais um pouco no recipiente.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-