18/08/2018 10h57

No Dia do Ciclista, presidente da ACA fala um pouco do esporte em Amambai


Fonte: Redação

 
Eventos envolvendo o ciclismo são promovidos pela ACA / Foto: Moreira Produções Eventos envolvendo o ciclismo são promovidos pela ACA / Foto: Moreira Produções

Amambai (MS)- "Nossos ciclistas muitas vezes têm o desejo de participar de competições fora do limite do município, mas não recebem nenhum apoio", denuncia o presidente da Associação dos Ciclistas Amambaienses (ACA), Ramon Batista, no dia em que se comemora o nacionalmente o Dia do Ciclista, neste domingo, 19 de agosto.

Seja usuários das bikes como meio de transporte ou como meio de lazer, a bicicleta está no cotidiano do amambaiense e com criação da ACA, em 2016, fomentou a prática como um esporte, que possibilita, além de melhor qualidade de vida, oportunidades de se destacar no cenário esportista estadual.

 
Luciana é uma das atletas que levam o nome de Amambai para outras cidades de MS / Foto: Divulgação Luciana é uma das atletas que levam o nome de Amambai para outras cidades de MS / Foto: Divulgação

Apesar da grande dificuldade de conseguir apoio para participar de eventos do tipo, alguns ciclistas amambaienses se aventuram e representam o município em outras cidades, como a professora Luciana Andrea Vila, que já representou a Cidade Crepúsculo em várias competições de ciclismo, como o desafio da Serra da Bodoquena, por exemplo, que reúne ciclistas de todo o MS, de outros estados brasileiros e até de fora do país. Luciana é um dos talentos do ciclismo amambaiense, que a cada dia ganha mais adeptos.

 
Ramon é fundador e presidente da Associação dos Ciclistas Amambaienses / Foto: Moreira Produções Ramon é fundador e presidente da Associação dos Ciclistas Amambaienses / Foto: Moreira Produções

Benefícios

De acordo com Ramon, que pratica o ciclismo há mais de 20 anos, além dos benefícios para a saúde, a prática do ciclismo promove interação entre as pessoas e estreitamento de vínculos. "Construímos muitas amizades andando de bicicleta, isso com certeza é uma das coisas que mais gosto nesse esporte, que por sinal, conheci através de um grande amigo", ressaltou o presidente da ACA. Ele já participou de competições em várias cidades do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e até no país vizinho, Paraguai.

No topo do pódio, o atleta de Sete Quedas patrocinado pelo União Esporte Clube e que figura nos destaques do ciclismo estadual / Foto: Divulgação No topo do pódio, o atleta de Sete Quedas patrocinado pelo União Esporte Clube e que figura nos destaques do ciclismo estadual / Foto: Divulgação

Incentivo a atletas

Observando a dificuldade de apoio que muitos atletas enfrentam, Ramon, através do União Esporte Clube têm incentivado muitos deles, um exemplo é o ciclista de Sete Quedas, Jonas Souza, de Sete Quedas. O ciclista figura na elite do esporte no estado, onde lidera o Campeonato Estadual de Mountain Bike, ressaltando o Conesul de MS na competição.

Ramon explica que sim, Amambai tem muitos ciclistas, mas poucos os competidores. Os amambaienses preferem a prática do cicloturismo.

Ramon finaliza ressaltando a importância de se celebrar a data. "É muito o gratificante a celebração do Dia do Ciclista, com certeza é um dia especial e deve ser comemorado por todos nós, amantes desse esporte".


comments powered by Disqus