21.8 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Você sabe por que os piratas usavam tapa-olhos?

- Publicidade -

17/11/2013 08h00 – Atualizado em 17/11/2013 08h00

Fonte: Mega Curioso

Não sei se você também pensa assim, mas alguma força do universo sempre me fez acreditar que o que levava um pirata a usar um tapa-olho era justamente a falta do olho ou qualquer outro tipo de problema que o impedisse de enxergar normalmente.

Se você está comigo nesse time, saiba que estamos completamente enganados. De acordo com o site Mental Floss, o principal motivo pelo qual os piratas recorriam ao acessório era para melhorar a visão, especificamente na mudança entre a parte de dentro e de fora do navio.

A explicação

Jim Sheedy, médico especialista em visão e diretor do Instituto de Desempenho Visual da Pacific University, em Oregon, nos Estados Unidos, explicou para o Wall Street Journal que nossos olhos se adaptam rapidamente quando ocorre a transição de um ambiente escuro para um lugar claro. Porém, o processo contrário pode levar até 25 minutos, já que os olhos precisam regenerar os fotopigmentos.

E como os piratas estavam constantemente se movimentando no navio e alternando entre o lado de fora – com a luz direta do sol – e o lado de dentro – que era quase uma escuridão completa –, o tapa-olho servia para manter um dos olhos sempre adaptado aos ambientes escuros. Quando um pirata precisava ir para a parte de dentro do navio, bastava trocar o lado do tapa-olho e ele poderia enxergar com muito mais facilidade.

Será que funciona?

Apesar de não ter sobrado nenhum pirata para nos contar se esse era o real propósito dos tapa-olhos, é fato que a adaptação de um dos olhos à escuridão é um processo que funciona. Mesmo faltando fontes históricas, a edição especial de piratas do programa MythBusters considerou essa explicação plausível.

Além disso, pelo menos um manual para pilotos militares aponta que “mesmo que a claridade possa bater em um dos olhos, o outro manterá sua adaptação à escuridão se estiver protegido da luz. Essa informação é útil porque o piloto pode preservar a adaptação à escuridão em um dos olhos simplesmente fechando-o”.

Para reforçar a ideia, até mesmo a Federação Americana de Aviação (FAA) recomenda que o “piloto deve fechar um dos olhos quando estiver exposto à luz para preservar a visão noturna em alguma medida”. Se todos esses argumentos não convencerem você, só resta fazer um teste. Se der certo, nos conte nos comentários.

Você sabe por que os piratas usavam tapa-olhos?

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-