07/01/2019 13h11

3ª mulher a presidir a Câmara de Amambai, Janete aposta em um mandado colaborativo


Fonte: Redação

Amambai (MS)- "Enquanto presidente da Câmara de Amambai, sei que as decisões serão minhas, mas quero ter a participação de cada um dos meus colegas vereadores nesse mandato", disse Janete Córdoba (PSDB), vereadora mais votada de na última eleição em Amambai com 941 votos e agora, eleita presidente do Legislativo Municipal.

Janete é a terceira mulher a ocupar a cadeira de presidente do Legislativo de Amambai. Nos anos de 1998 e 2002 o cargo foi ocupado pela parlamentar Rosa Maria Osorski e em 2005 pela vereadora Jaqueline Casagrande Raimundo.

Córdoba, que é integrante do grupo de situação do Executivo Municipal, recebeu 100% dos votos dos parlamentares durante a votação para a escolha da mesa diretora no ano de 2019, que aconteceu no dia 10 de dezembro de 2018.

 
Ao lado de Janete na mesa diretora deste ano, estarão Roberto Dias (PSDB), como vice-presidente e Carlos Roberto Batista do Nascimento (PPS), como 1º secretário / Foto: Divulgação Ao lado de Janete na mesa diretora deste ano, estarão Roberto Dias (PSDB), como vice-presidente e Carlos Roberto Batista do Nascimento (PPS), como 1º secretário / Foto: Divulgação

"Ter sido eleita por unanimidade reforça a confiança que os vereadores depositaram em mim e quero que isso seja retribuído com muito trabalho e feito de forma conjunta com meus colegas. Sempre que possível vou pedir a opinião de cada um e respeitar a decisão da maioria", afirmou.

Ao lado de Janete na mesa diretora deste ano, estarão Roberto Dias (PSDB), como vice-presidente; Carlos Roberto Batista do Nascimento (PPS), como 1º secretário e Ilzo Victor Arce Vieira (SD) como 2º secretário.

Posse e principais projetos

Janete toma posse no dia 4 de fevereiro e já de antemão convida a população para prestigiar o momento, que segundo ela, é muito importante para ela enquanto vereadora e enquanto mulher. "Trabalhar pela minha cidade sempre esteve nos meus projetos, mas chegar à presidência da Câmara de Vereadores me mostra que conseguimos ir muito além e que isso sirva de exemplo para todas as mulheres da nossa população. Uma mulher pode sim ocupar um cargo de gestão, seja do Legislativo, seja de uma empresa ou seja até mesmo da sua casa, uma mulher tem capacidade para isso e muito mais", ponderou a presidente.

 
Janete é da base aliada do Executivo Municipal / Foto: Divulgação Janete é da base aliada do Executivo Municipal / Foto: Divulgação

Sobre os projetos, Janete afirma que o principal deles e mais urgente é abrir um processo licitatório para a reforma e ampliação da Câmara de Vereadores. Recentemente o Executivo Municipal cedeu ao Legislativo o espaço onde estava instalada a Casa do Artesão. O local será usado para a instalação de novas salas para os servidores administrativos e assessores legislativos da Casa de Leis, oferecendo assim, um melhor atendimento para a população e mais eficiência na realização dos trabalhos diários realizado pelos colaboradores.

Janete também pretende fazer algumas mudanças na aparelhagem de som do plenário e disponibilizar à população presente que acompanha a sessão uma maior hospitalidade na Casa de Leis.

Servidores

 
No dia 3 de janeiro foi realizada uma reunião com todos os servidores da Câmara e vereadores de Amambai / Foto: Assessoria No dia 3 de janeiro foi realizada uma reunião com todos os servidores da Câmara e vereadores de Amambai / Foto: Assessoria

A Câmara de Amambai conta com 17 servidores efetivos, 13 assessores parlamentares e seis pessoas na direção e assessoramento legislativo, que correspondem aos cargos de Diretor Geral; Assessor Jurídico; Coordenador do Controle Interno; Coordenador de Apoio Legislativo; Assessor de Gabinete; Assessor de Comunicação; Chefe de Divisão de Contabilidade e Patrimônio. Estes são escolhidos pela presidente.

Os nomes escolhidos para cada função, com exceção do assessor jurídico e assessor parlamentar que ainda não foram definidos são: Jucimara Barros, Cirineu Vasquez Machado, Eliane Furlan Correa, Paula Carvalho, Felipe Schinaider e Liliane da Silva Melo, respectivamente.


Envie seu Comentário