22.9 C
Dourados
terça-feira, 30 de abril de 2024

Encontro do Folclore em Amambai evidencia o melhor da cultura nacional

- Publicidade -

08/12/2013 01h19 – Atualizado em 08/12/2013 01h19

Encontro do Folclore em Amambai evidencia o melhor da cultura regional e nacional

Fonte: Da Redação

O público aplaudiu. E foi aplaudido também. O show foi dos músicos. Mas eles sabem que quem faz o espetáculo acontecer mesmo é a plateia. E assim transcorreu a noite do 6º Encontro do Folclore Toro Candil. Elogios de um lado, aclamação de outro. E o reconhecimento foi mútuo; e a recompensa do enriquecimento cultural foi compartilhada.

Esta foi a intenção da Associação Cultural Amambaiense (AculturA), responsável pela promoção do 6º Encontro do Folclore Toro Candil, realizado neste sábado (7) no CTG Sentinela de Amambai, em Amambai. Compartilhar, promover, valorizar, fomentar a cultura e o folclore regional e nacional.

E assim aconteceu. Primeiro vieram o violeiros da Associação Violas de São Gonçalo – entidade privada, sem fins lucrativos que surgiu com o objetivo de pesquisar e divulgar as riquezas culturais que estão ligadas à viola caipira e à cultura amambaiense. Dezenas deles, cerca de 30, entoaram canções que poetizam o nosso Brasil.

Em seguida, promovendo a pluralidade cultural, apresentou-se o grupo de danças do CTG. Foi igualmente respeitado e admirado.

Na sequência, a principal atração do evento, o grupo Balaio. Formado por cinco integrantes, numa composição de vozes, cordas e percussão, o grupo constrói um repertório baseado nos diversos ritmos, formas de cantos e melodias das manifestações musicais da cultura popular brasileira. Com origem em um trabalho de pesquisa e prática da música brasileira em seus mais diversos gêneros, o grupo, por meio de composições e interpretações, busca mostrar a diversidade e riqueza das nossas músicas, tradições e folguedos. O Balaio tem sua sede no Centro Cultural Cangoma – Franca, São Paulo – e iniciou os trabalhos no final de 2007 quando começou a encher um “balaio” de sons tipicamente brasileiros (congos, cirandas, acalantos, folias de reis, maracatus, cocos, congadas, moçambiques, sambas e bois) e agora os apresenta com muito respeito, paixão e sinceridade.

Mais uma vez, a AculturA foi muito feliz na seleção dos convidados do Encontro do Folclore. O grupo agradou em cheio e reforçou a proposta de valorização da cultura brasileira.

Dando seguimento à programação, Daniel de Paula, com sua viola de cocho, brindou o público com a música genuína pantaneira.

Daniel de Paula é mato-grossense nascido em Tangará da Serra, residente em Cuiabá, violeiro Graduado em Música e especialista em Antropologia Cultural, pesquisador da Viola de Cocho. Hoje o músico, compositor e arte educador, pode ser considerado como um dos protagonistas na difusão do instrumento singular “Viola de Cocho Pantaneira” bem como difusor da música regional do cancioneiro mato-grossense pelo Brasil afora. Seu trabalho vem inspirando professores, alunos e vários músicos do pais a se interessarem pela Viola de Cocho bem como pela cultura mato-grossense. Como resultado de vários anos de pesquisa e dedicação à música e a cultura popular, Daniel de Paula preparou um CD, instrumental (Lufada em Viola de Cocho) onde apresenta suas composições ao som do mais genuíno instrumento musical mato-grossense, a Viola de Cocho, este CD já esta a disposição para comercialização.

E encerrando a noite, não menos relevante, Los Guarangos apresentaram o estilo musical da fronteira sul-mato-grossense, que tanto é apreciado pela população da região.

Felizes daqueles que estiveram presentes no 6º Encontro do Folclore Toro Candil. Parabéns aos patrocinadores que reconhecem a importância do evento. Quem foi, enriqueceu-se. Quem não foi, perdeu uma oportunidade anual. Agora, só ano que vem.

E a programação continua neste domingo (8) quando acontece a Sortija, a partir das 9 horas, na Chácara do Rui Cordeiro, localizada em frente ao Parque de Exposições, na saída para Caarapó. A presença do violeiro Daniel de Paula, e de outros músicos da região é um incentivo àqueles que têm interesse em promover o melhor da cultura nacional.

 grupo Balaio. Formado por cinco integrantes, numa composição de vozes, cordas e percussão, o O grupo Balaio, que constrói um repertório baseado nos diversos ritmos, formas de cantos e melodias das manifestações musicais da cultura popular brasileira.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-