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segunda-feira, 9 de junho de 2025

PRF mira caminhões com excesso de peso

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20/08/2012 08h58 – Atualizado em 20/08/2012 08h58

Fonte: O Progresso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem intensificado a fiscalização em caminhões que transportam carga acima do permitido. O excesso de peso causa danos ao asfalto e coloca em risco a vida do motorista e das demais pessoas que circulam pelas rodovias no Estado. Com as abordagens, a PRF quer normalizar o volume de carga nos caminhões, para que não haja deterioração da malha asfáltica e reduza o número de acidentes.

Um dos maiores ‘vilões’ para o asfalto nessa época do ano, são os caminhões que fazem o escoamento do milho. Alguns chegam a transportar 30% a mais do peso que o veículo foi projetado a suportar. Além de depreciação do pavimento, o caminhão sofre com deterioração precoce dos pneus, freios e suspensão.

Outro perigo eminente é com relação aos acidentes. As colisões que envolvem esses veículos são devastadoras por si só; com excesso de peso os estragos são ainda maiores. Segundo o inspetor da PRF, Marcus Fernando, a fiscalização é importante para que esse tipo de infração acabe e os condutores tenham mais segurança no transporte de carga. “O caminhão que carrega peso a mais que o projetado para o veículo tem redução na capacidade de frenagem e perda de estabilidade, isso coloca em perigo tanto a vida do motorista como também das demais pessoas que trafegam pelas rodovias”, salientou o inspetor.

Outro ponto destacado por ele é quanto a concorrência desleal. “O excesso de peso por parte de alguns caminhoneiros tira o emprego de outros profissionais da área que cumprem a lei e não sobrecarregam o veículo. Em alguns casos, para cada dez caminhões com excesso na carga, três ficam sem trabalho”, explicou Marcus Fernando.

PESOS

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) limita o peso máximo por eixo que pode ser carregado pelos veículos. Os caminhões podem transportar muito peso, desde que ele esteja distribuído por vários eixos. Os veículos conhecidos com Toco ou Caminhão Semi-pesado possuem eixo simples na carroceria, ou seja, um eixo frontal e outro traseiro de rodagem simples. Sua capacidade é de até 6 toneladas, tem peso bruto máximo de 16 toneladas.

O Truck ou Caminhão Pesado, tem o eixo duplo na carroceria, além de dois eixos juntos. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possui peso bruto máximo de 23 toneladas. As Carretas são uma categoria em que uma parte possui a força motriz (motor), rodas de tração e a cabine do motorista e a outra parte recebe a carga. A parte do motor recebe o nome de cavalo mecânico, e este pode ser acoplado a diferentes tipos de módulos de carga, chamados de semi-reboque.

A Carreta com dois eixos, utiliza um cavalo mecânico e um semi-reboque com dois eixos cada. Possui peso bruto máximo de 33 toneladas. Já as carretas de três eixos, têm peso bruto máximo de 41,5 toneladas. Já a carreta Cavalo Trucado, utiliza um cavalo mecânico trucado e um semi-reboque também com três eixos. Possui peso bruto máximo de 45 toneladas. O Bitrem ou Treminhão, são uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos, que permite o transporte de um peso bruto total de 57 toneladas.

O Rodotrem, uma combinação de veículos de carga com dois semi-reboques, composta por um total de nove eixos, permite o transporte de um peso bruto de 74 toneladas. Os dois semi-reboques dessa combinação são interligados por um veículo intermediário denominado Dolly. Essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).

PRF encaminha caminhões suspeito de estarem acima do peso para pesagem (Foto: Hedio Fazan/OPROGRESSO)

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