04/05/2015 08h21 – Atualizado em 04/05/2015 08h21
Fonte: Estadão
Doze anos depois, o Maracanã é do Vasco novamente. A equipe comandada pelo técnico Doriva venceu o Botafogo por 2 a 1, neste domingo, e voltou a conquistar o Campeonato Carioca – título que não vinha desde 2003. No resultado agregado, os vascaínos venceram por 3 a 1, pois ganharam o primeiro jogo da final por 1 a 0, na semana anterior.
Com uma postura cautelosa, a equipe vascaína conseguiu suportar as investidas do time botafoguense e soube atacar no momento certo para garantir a taça. Autor do primeiro gol, Rafael Silva foi a aposta de Doriva para o jogo, Gilberto, destaque do time neste início de ano, marcou o segundo. O gol de honra do Botafogo foi de Diego Jardel.
A conquista marca o retorno do Vasco à elite do futebol nacional. O time retorna este ano para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Marca também o regresso do polêmico Eurico Miranda à presidência do clube, que após a vitória fez a volta olímpica com uma faixa com a inscrição “O respeito voltou”.
Segundo tempo
Após o intervalo, o Botafogo foi para o “tudo ou nada” e lançou o time inteiro para o ataque. A equipe tentava sufocar os rivais, mas carecia de organização e continuava insistindo nos chutões. A entrada dos apoiadores Sassá e Diego Jardel no lugar de Luís Ricardo e Tomas, respectivamente, deu novo ritmo à equipe, que passou a atacar com mais qualidade. Em uma investida, aos 29 minutos, a bola sobrou na área para Jardel, que empatou o jogo.
O Botafogo seguiu pressionando até os últimos minutos, mas nos acréscimos tomou um golpe fatal. Depois de um contra-ataque, Gilberto recebeu na área e “matou o jogo” virando para o Vasco e liberando a torcida para, enfim, soltar o grito de “É campeão!”.
