13.8 C
Dourados
quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Tênis em Amambai, mais uma opção de esporte

- Publicidade -

09/06/2015 10h51 – Atualizado em 09/06/2015 10h51

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – No dia 9 de junho comemora-se o Dia do Tenista. Originário de um esporte similar da França do século XIII, o tênis ganhou fama entre a aristocracia britânica, aproximadamente 100 anos depois de sua difusão. No entanto, somente no século XIX ganhou regras próprias, sendo patenteado pelo major inglês Walter Wingfield.

Em pouco tempo, o tênis se tornou o esporte inglês mais popular de recinto aberto, sendo disseminado por outros países e levando esportistas a grandes torneios e diversos campeonatos mundiais. Em 1968, o tênis tornou-se um esporte profissional.

Em Amambai

Apesar de ser pouco procurada no Mato Grosso do Sul, em Amambai a prática do esporte está disponível para os interessados em aulas semanais realizadas pelo professor José Hamilton Muchon Castilho.

O profissional de educação física formado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente, que além de professor da disciplina na escola estadual Dom Aquino Corrêa, oferece aulas de natação na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), afirma que desde 2004 começou a ensinar o esporte no Tênis Clube e até hoje já treinou mais de 440 alunos.

O esporte combate o sedentarismo e evita a diabetes

“Escolhi a educação física pela paixão de ensinar os movimentos de vários esportes e também por ser uma profissão diretamente ligada à saúde das pessoas”, conta ele. Anteriormente, com ênfase de formação no basquete e na natação, o professor participou de diversos cursos da Confederação Brasileira de Tênis se tornando graduado como Treinador.

Para Hamilton, o tênis é um esporte que melhora a qualidade de vida e a parte social das pessoas. “Ele trabalha a coordenação visomotora da pessoa, sendo um esporte de sintonia fina, com muita ênfase na orientação do espaço tempo, trabalhando vários grupos musculares, tanto superiores, quanto inferiores do corpo e tem um trabalho cardiorrespiratório muito intenso”, acrescenta.

Segundo o professor, em uma aula de tênis, com uma hora de duração, a pessoa gasta cerca de 450 calorias. “É uma ótima maneira de combater o sedentarismo e evitar a diabetes”, afirma ele.

Formação dos atletas no município

Quando questionado sobre a possibilidade de Amambai se destacar no tênis, Hamilton afirma que o município conta com esportistas habilidosos em todos os esportes. “Amambai pode se destacar em todas as modalidades, falta apenas um trabalho direcionado à formação dos atletas, um exemplo no tênis, onde faço um trabalho voltado ao social e não ao nível de competição”, conta.

O professor afirma ter interesse em formar um time, mas que quando os alunos o procuram para as aulas, buscam condicionamento físico. “Eles buscam a realização de uma atividade física que dê qualidade de vida e socialização, não buscam se tornar jogadores”, diz ele.

Hamilton é professor de natação na AABB há mais de 16 anos, vice-campeão estadual de voleibol masculino dos Jogos da Juventude do Mato Grosso do Sul como assistente técnico, já foi professor de basquete na escolinha para várias idades e já treinou a equipe de basquete pela Prefeitura Municipal. Hoje, com 53 anos, atende alunos entre seis e 55 anos no tênis.

Interessados nas aulas do professor devem procurar o mesmo no Tênis Clube a partir das 17h das quartas e sextas-feiras.

Tênis em Amambai, mais uma opção de esporte

Professor Hamilton ensina educação física na escola Dom Aquino / Foto: Moreira Produções

Alunos entre seis e 55 anos são atendidos no Tênis Clube / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-