03/02/2016 20h05 – Atualizado em 03/02/2016 20h05
Fonte: Catarine Sturza/Midiamax
No fim da manhã desta quarta-feira (03), índios Guarani-Kaiowá sofreram um novo ataque, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio) no acampamento Kurussu Ambá, em Coronel Sapucaia.A coordenação da Fundação de Ponta Porã afirmou que pistoleiros avançaram sobre as casas, indígenas foram expulsos e barracos incendiados.
São várias fazendas na fronteira com o Paraguai reivindicadas como tradicional pelos Kaiowá. Hoje, segundo o coordenador regional da Funai em Ponta Porã, Elder Paulo Ribas da Silva, um novo ataque foi registrado na Fazenda Guapey, por volta das 10h. “Homens armados em veículos avançaram sobre os acampamentos empurrando e tirando as famílias das barracos. Eles expulsaram eles, e queimaram todas as coisas dos indígenas”, afirma.
O acampamento Kurussu Ambá é composto de três acampamentos distribuídos em fazendas como Nossa Senhora Auxiliadora, Bom Retiro, Guapey, Barra Bonita, Cambará.
O ataque de hoje é o segundo desta semana, segundo Elder, no domingo outro ataque foi registrado. “Um grupo de pessoas em caminhonetes expulsaram os indígenas da Fazendo Bom Retiro e atearam fogo em seus pertences”, lembra.
A Funai de Ponta Porã encaminhou ofícios, cita Elder, para Polícia Federal, Ministério Público Federal, Secretaria de Segurança Pública Nacional e Secretaria de Direitos Humanos. “No entanto, até o momento ninguém esteve na área”, disse.
