08/03/2016 13h27 – Atualizado em 08/03/2016 13h27
Programação de 2016 iniciou com a realização de 18 cursos no mês de fevereiro
Fonte: Assessoria SRA
Amambai (MS)- Durante o mês de fevereiro, o Sindicato Rural de Amambai em parceria com o Senar realizou um total de 18 cursos no município. Somente no dia 10 de fevereiro, tiveram início cinco cursos, que foram realizados simultaneamente, sendo eles: Vagonite, Administração de empresa rural, Controle de formigas cortadeiras, Produção caseira de pães e biscoitos e Análise e classificação de grãos (Soja e Milho).
Com 32 horas de duração, o curso de Vagonite foi realizado na Casa da Sopa Irmã Sheila, espaço cedido gentilmente por Mário e equipe do local, segundo a instrutora Lurdes Amaral Rocco, o curso têm atraído principalmente mulheres que sentem necessidade de ter uma ocupação no tempo livre. “As mulheres que fazem o curso, me ligam tempos depois, para agradecer pela oportunidade do Senar, muitas dizem que o aprendizado foi responsável pela cura da depressão, por exemplo. Sem dúvida, além de ser uma fonte de renda, o bordado é uma terapia”, contou Lurdes.
O curso de Análise e Classificação de grãos (Soja e Milho), foi realizado no Parque de Exposições de Amambai,com o objetivo de dar ao participante a oportunidade de conhecer as técnicas corretas de coleta de amostras, de determinação de umidade utilizando-se equipamentos padrões e de identificação de “defeitos” e impurezas em amostras de grãos, o curso fornece ao participante uma visão a respeito das condições e estruturas de armazenagem de grãos e das exigências de qualidade oficial e de mercado. Segundo o instrutor Fernando Pirollo, o curso é indicado para aqueles que trabalham ou desejam trabalhar em empresas armazenadoras de grãos ou fazendas que tenham estrutura de armazenagem.
Também realizado no Parque de exposições de Amambai, o curso de Controle de formigas cortadeiras, teve duração de 16 horas. Em aulas teóricas e práticas ministradas pelo instrutor Juracy João, os produtores ruraisaprenderam como identificar as formigas cortadeiras, sua biologia, alimentação, além dos hábitos e comportamentos desses insetos, além disso o curso abrange conteúdos de medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e mercado de trabalho; importância do controle de formigas cortadeiras; gêneros e espécies das formigas cortadeiras; biologia das formigas cortadeiras; localização e dimensionamento do formigueiro; métodos de prevenção e controle; uso correto e seguro de produtos fitossanitários utilizados no controle de formigas cortadeiras e método de controle com isca.
Administração de empresa rural também foi tema de curso no mês de fevereiro, no conteúdo programático do curso está a legislação relativa à segurança do trabalhador rural, legislação relativa ao meio ambiente, planejamento operacional, estratégico, administrativo e tático gerencial, entre outros temas. As aulas práticas foram realizadas na Fazenda Mato Grosso, o proprietário Vilson Otano Nunes cedeu o espaço para mostrar o dia a dia da administração de uma empresa.
O curso Produção caseira de pães e biscoitos, realizado na sede da pastoral da Criança da Vila Cristina, foi ministrado pela instrutora Deisy Vanderlea Benites. Com oito horas diárias de curso, os participantes aprenderam a produzir pães caseiros, integrais, de batata, cucas, fatias húngaras, bolos de cenoura, de fubá, biscoitos de nata, de polvilho e salgados como pão italiano, esfirra e rocambole de frango. Também foram abordados tópicos como a importância da correta manipulação dos alimentos; boas práticas e higiene pessoal; perigos biológicos como bactérias e fungos; perigos químicos como o uso de detergentes e agrotóxicos; perigos físicos como a presença de lagartas nas verduras e pedras nas sementes e a qualidade na compra dos alimentos.
Todos os cursos do Senar são gratuitos, no site www.sramambai.com.br estão disponíveis as datas dos próximos cursos. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 3481 1093.
