32.2 C
Dourados
quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Programa Agrinho vai beneficiar alunos de Amambai

- Publicidade -

16/04/2016 08h03 – Atualizado em 16/04/2016 08h03

SRA em parceria com a Prefeitura, Famasul e Senar define data para implantação do Programa no município.

Fonte: Assessoria do Sindicato Rural de Amambai

Tem início no mês de maio, em Amambai, o Agrinho, programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do sul (FAMASUL), desenvolvido em parceria com o Governo Estadual e com as Prefeituras, por meio das Secretarias Municipais de Educação, empresas e instituições públicas e privadas.

Em março, o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Ronan Nunes da Silva, juntamente com a supervisora do Senar, Verônica Guglielmi, a secretária de Educação, Vera Lorenzetti e a supervisora de educação do estado, Elza Raymundo discutiram a adesão do Programa e a partir do comum interesse foram convocadas as coordenadoras das escolas do município, em um evento, para o repasse da metodologia do programa.
Segundo a supervisora do Senar em Amambai, Verônica Guglielmi, o Senar conta com o apoio dos sindicatos rurais para implantar programas educativos nos municípios: “O Sindicato Rural é nosso principal parceiro, como entidade representante do Senar em Amambai, é fundamental o apoio para que nossos objetivos sejam concretizados”.

Criado no Paraná, o Agrinho completa 20 anos e está presente em seis estados do país. Criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o Programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Especialistas altamente qualificados, de renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade para o Programa.

Para o presidente do SRA, o programa trará inúmeros benefícios ao município. “O Agrinho é mais uma conquista do Sindicato Rural de Amambai em parceria com Famasul, Senar e Prefeitura de Amambai, é um trabalho extremamente importante para que as crianças aprendam já nas escolas a importância dos produtores, tenham lições de ética e meio ambiente”. Afirmou Ronan.

O projeto, implantado em nosso estado em 2014, vai dobrar de tamanho nesse ano. Em 2015 atendeu 60 mil alunos de 180 escolas de 20 municípios. Este ano vai atender 120 mil estudantes do 1º ao 9º ano do ensino Fundamental, de 348 escolas, em 40 cidades do MS.

Os materiais do aluno de cada ano escolar foram elaborados pelo Senar/PR e adequados para a nossa realidade objetivando agregar valores e potencialidades presentes em nosso Estado, por meio de temas e imagens regionais, marcando o nosso território cultural, ambiental, econômico e geográfico, fundamentais para o fortalecimento do sentimento de pertencimento às raízes sul-mato-grossenses.

Enquanto o conteúdo ainda não está sendo trabalhado com os alunos, os gestores envolvidos em sua implantação, principalmente nas cidades que estão recebendo a iniciativa pela primeira vez, alimentam uma expectativa muito positiva em relação ao programa. Segundo Verônica, o Programa terá início em Amambai no dia 21 de maio, nas escolas da rede estadual e municipal.

Programa Agrinho vai beneficiar alunos de Amambai

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-