02/01/2017 13h34
Número de culturas que passam a contar com a proteção pode passar de 100
Fonte: Uagro
Desde o último dia 1º a quantidade de culturas atendidas elo Seguro da Agricultura Familiar (Seaf) foi ampliado. O modalidade do seguro é destinada aos agricultores que acessam financiamento de custeio vinculado ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Na regra atual somente culturas incluídas no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) tinha acesso ao Proagro Mais, que oferece cobertura de renda. Com a nova medida, todas as operações de custeio agrícola do Pronaf serão amparadas pelo Proagro Mais. Além disso, o seguro público para a agricultura familiar, que antes compreendia duas modalidades, Proagro Tradicional e Proagro Mais, agora está todo no Proagro Mais.
Quando foi elaborado, o Seaf dava cobertura para sete culturas. Atualmente o número chega a 50, porém o número de culturas financiadas pelo Pronaf é superior a 100 e a maior parte estava sem cobertura do Seguro.
“Muitas culturas não têm grande participação percentual no PIB agrícola nacional, mas tem importância regional. Serão beneficiadas culturas como o tomate, cebola, alho, pimentão e diversas outras que compõem a cesta alimentar do brasileiro e tem relevância nos índices de inflação”, disse Jose Carlos Zukowski diretor Substituto do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.
