29.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Dia da Cultura: atriz amambaiense fala sobre pujança cultural do município

- Publicidade -

05/11/2020 08h58

Por Alessandra Tavares – com edição Da Redação

Amambai (MS)- É celebrado nesta quinta-feira (5), o Dia Nacional da Cultura. Essa data é fundamental para que a sociedade seja capaz de reconhecer e admirar a diversidade cultural que há no país e que se manifesta na culinária, na arte, na língua, no estilo de vida e na forma de pensar.

A atriz amambaiense e diretora teatral, Alessandra Tavares escreveu um artigo sobre a data e sobre como ela vê os projetos culturais no município de Amambai. Confira:

O dia nacional da cultura é comemorado no dia 5 de novembro e foi decretado por lei em 1970. A cultura brasileira é muito diversa e deve ser prestigiada e celebrada todos os dias. É a nossa cultura a responsável por contar nossa história. Herdamos muitas coisas de nossos antepassados e nos reinventamos a cada dia. A cultura é o nosso maior patrimônio, é parte de nossa identidade, é o que representa a nossa nação. Toda cultura tem a sua importância. Devemos saber valorizar e respeitar cada uma delas e, é claro, saber dar o devido valor e atenção principalmente para a nossa.

Amambai, que nasceu da união de três raças, tem sua própria identidade e essa diversidade é valorizada. Nos últimos anos, nossa cidade tem vivido um marco com relação a cultura. Foram criados vários projetos artísticos culturais, valorizando nosso celeiro de artistas, como por exemplo:

A Virada Cultural que objetiva despertar na população o interesse pela história de formação do município, assim como também oferecer momentos de lazer e entretenimento e, aos promotores culturais, um espaço para suas apresentações.

Ao todo, foram realizadas duas edições do evento, sendo promovidas mais de 50 apresentações de música, dança, teatro, declamação de poesia, etc.

O Mulheres em Cena também é um marco cultural amambaiense. Três edições do evento reuniram mulheres, que através de músicas, encenações, danças e poesias, ressaltaram o empoderamento feminino, as suas lutas e dramas. O projeto deu tão certo, que três artistas do município participaram de um evento internacional de mulheres na carreira jurídica, onde representaram a violência que as mulheres sofrem pelo mundo.

O Som da Cidade, de igual forma, ressalta a cultura amambaiense dando espaço aos artistas pratas da casa se apresentarem e possibilitando ainda, opções de lazer para a população.

E claro, o Festibai, sendo um dos mais tradicionais eventos culturais do nosso município, que com formato diferente, valorizou os músicos sendo também base para novos talentos.

Além disso, espaços culturais como a associação Cultural Amambaiense, o Centro de tradições Gaúchas (CTG), Grupo de Dança e Teatro Indígena Pai Kuara Rendy e Instituto Eduardo Dutra Lescano, ão exemplos de que devemos conservar e ampliar nossa história através da arte.

Lei Adir Blanc e o Prêmio Juninho Fonseca

*Como prova de que nossa cultura tem extrema importância, Amambai foi uma das primeiras cidades do Mato Grosso do Sul a ter seu projeto de ação aprovado para a execução da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que estabelece um conjunto de ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da cultura e manutenção dos espaços culturais do país, durante o período de pandemia do Covid-19.

Oito espaços do município foram comtemplados com valor total de R$ 141.000,00 para manutenção e até 80 artistas serão beneficiados com R$ 161,016,81, através do edital “Prêmio Cultural Juninho Fonseca”, nome dado como homenagem ao saudoso artista amambaiense, o músico Juninho Fonseca, que teve sua vida ceifada há 1 ano, após um acidente de motocicleta.*

Tenho acompanhado os trâmites do projeto: a aprovação, sanção e regulamentação da lei. Estou satisfeita com o trabalho que nos foi confiado através da gestão da Secretaria de Desporto e Cultura.

Para finalizar, espero que a sociedade seja capaz de reconhecer e admirar a diversidade cultural que há na nossa cidade, demonstrando orgulho! Os amambaienses poderão conferir os trabalhos dos artistas locais e técnicos cênicos de diversas áreas, como Música, Teatro, Dança, Artesanato, Artes Plásticas, Artes visuais, Literatura e Culinária, através de vídeos enviados em plataformas de redes sociais, como Youtube e Facebook, com a descrição “Prêmio Cultural Juninho Fonseca” e também poderão ser beneficiados através da contrapartida dos espaços, pós pandemia, recebendo cursos, oficinas e apresentações.

Viva a Cultura! Viva a Cultura Brasileira! Viva a Cultura Amambaiense!

Alessandra é atriz há quase 20 anos / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-