22 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

‘Ônibus da Saúde’ da Cassems completa uma década de atendimento oncológico

- Publicidade -

22/10/2021 16h24

‘Ônibus da Saúde’ da Cassems completa uma década de atendimento oncológico preventivo aos beneficiários

Fonte: Sarah Santos – Cassems

Em 24 de outubro de 2011, há 10 anos, o programa de prevenção da Cassems que viria a se tornar o motivo de grande orgulho dos servidores públicos de Mato Grosso do Sul rodava os seus primeiros quilômetros. Hoje, o “Ônibus da Saúde” é referência de unidade móvel de prevenção em saúde em todo o país e, em uma década de desenvolvimento, foram mais de 4.800 atendimentos de beneficiários da Caixa dos Servidores em todo o estado.

A iniciativa foi construída à partir da constatação do alto número de mulheres em atraso com seus exames preventivos e, hoje, é um dos patrimônios dos beneficiários da Caixa dos Servidores. O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, salienta que o grande objetivo do plano de saúde é proporcionar a qualidade de vida aos seus beneficiários e a interiorização do serviço é vista como uma prioridade. “O que mais importa para a Cassems é estarmos próximos das pessoas, oferecendo o que elas precisam: uma saúde de qualidade. Sabemos o quanto é dramático para o paciente e para a família lidar com um câncer e, com esse projeto, também visamos ter a liberdade e condições para conversar sobre essa doença”.

O “Ônibus da Saúde” foi lançado com o objetivo de percorrer todo o estado de Mato Grosso do Sul, com atendimento oncológico digno e eficaz para as comunidades que não têm estrutura adequada para esse tipo de tratamento. O ônibus é equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de profissionais da saúde. Em 10 anos de funcionamento, o programa de prevenção ao câncer já passou por 73 municípios e realizou cerca de 150 viagens.

Para a assistente social, Edilene Linda dos Santos, que recebeu o diagnóstico de câncer de mama em 2016 e segue em tratamento, a prevenção é fundamental para que a doença não se desenvolva no organismo. “Fiz a cirurgia, continuo em tratamento e gostaria de ressaltar a importância de prevenção, nem sempre o câncer é palpável, então, é importante fazer o preventivo todo ano. Quando se descobre a tempo, é bem mais fácil passar pela doença. Eu considero o ‘Ônibus da Saúde’ uma oportunidade muito boa para os beneficiários”.

Durante os 10 anos de execução do programa de prevenção, a Cassems já diagnosticou 21 casos de mulheres com câncer de mama e 5 casos de mulheres com câncer de colo uterino. Ainda, houveram 22 resultados de exames considerados sugestivos. Nesses episódios, o plano de saúde realizou o encaminhamento das pacientes para um acompanhamento mais preciso.

Para o médico oncologista e coordenador do programa de prevenção “Ônibus da Saúde”, Fabrício Colacino, a unidade móvel de assistência à saúde faz a diferença na vida dos beneficiários. “Há 10 anos, estamos ajudando as pessoas a realizarem seus exames preventivos, promovendo a saúde e, principalmente, a oportunidade do diagnóstico precoce, evitando possíveis agravamentos e mortes em decorrência do câncer. Como profissional de saúde, tenho orgulho em fazer parte deste projeto inovador”.

O “Ônibus da Saúde” abraça, ainda, a campanha “Outubro Rosa”, de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Durante o mês, as ações de prevenção à patologia são intensificadas e o ônibus é levado para o local de trabalho das servidoras públicas, com o objetivo de facilitar o acesso dessas beneficiárias.

Foto: Messias Ferreira

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-