31.7 C
Dourados
segunda-feira, 17 de junho de 2024

Educação: cursos superiores em engenharia civil e mercado de trabalho

- Publicidade -

Fonte: Assessoria

Certamente um dos profissionais que mais possui garantias de emprego e oportunidades de trabalho, levando em consideração o mercado atual, é o engenheiro civil. Isso não ocorre há pouco tempo, inclusive, sendo que no país esta área é extremamente renomada.

Atuando diretamente ou indiretamente no ramo da construção civil, este profissional é encarregado pelo desenvolvimento de obras arquitetônicas. Ou seja, o engenheiro civil é o responsável pelo desenvolvimento das mais variadas construções civis.

Se pararmos para analisar, a área da engenharia civil é extremamente ampla, permitindo que o profissional formado na área, ou seja, o engenheiro civil, atue em uma grande diversidade de ambientes.

Para se tornar engenheiro civil, é necessário que sejam cursados quatro anos em uma escola de ensino superior na área de engenharia civil, com a obrigatoriedade da apresentação de um trabalho de TCC ao fim do curso, acompanhado do estágio.

Logo, é possível compreender um pouco das aplicações e possíveis diretrizes profissionais para o engenheiro civil através de uma análise acerca dos cursos superiores nesta área. Portanto, cada área de atuação pode estar atrelada diretamente a temas para TCC de engenharia civil em 2022.

Curso superior em engenharia civil

Educação: cursos superiores em engenharia civil e mercado de trabalho

O curso superior em engenharia civil, assim como na maior parte das outras modalidades da engenharia, é voltado para a formação de bacharéis, sem o oferecimento de um curso de licenciatura, na maior parte dos casos.

O profissional formado nesta área é responsável por atuar em uma gama de situações e ambientes, como processos em edificações, pavimentação e até oferecendo serviços de consultoria, através de ideais, aconselhamento e também auxílio em projetos.

Há também a possibilidade de o engenheiro atuar no planejamento e estruturação de diversas obras, sejam elas públicas, privadas e também voltadas para diversas finalidades.

Com isso, projetos de TCC em engenharia civil com planejamento de obras, monografias e outros tipos de projeto são extremamente comuns e, cada vez mais, este serviço é prestado por engenheiros.

Ao longo dos cinco anos de graduação, em média, os alunos de cursos superiores em engenharia civil tendem a ter contato com várias disciplinas. Em sua maioria, diretamente relacionadas com as ciências exatas, como por exemplo:

  1. Construção Civil e Urbana
  2. Física
  3. Cálculo
  4. Estruturas e Fundações
  5. Geologia
  6. Modelagem Matemática
  7. Química Analítica
  8. Expressão Gráfica
  9. Modelagem Matemática
  10. Projetos Práticos

Através desta pequena amostra, é possível verificar que a engenharia civil, assim como a maior parte  das engenharias, não é recomendada para aqueles alunos que possuem aversão a números e ciências exatas, visto que estas áreas são comuns ao engenheiro civil.

Quais são as atribuições e competências do engenheiro civil?

Educação: cursos superiores em engenharia civil e mercado de trabalho

O engenheiro civil, juntamente com engenheiros de outras modalidades, deve ser registrado no CREA, o conselho regional de engenharia, que irá regulamentar esta profissão no país, através de questões legislativas sobre a área.

Após a sua regulamentação, o profissional registrado no CREA é autorizado a atuar em estratégias na construção civil, através da gestão de projetos, do gerenciamento de obras e da execução de construções.

Ou seja, além de atuar de maneira teórica, o engenheiro civil geralmente está na obra com outros profissionais que atuam diretamente na construção civil, para auxiliar, gerenciar e realizar certificações em relação ao trabalho prático.

Geralmente, o mestre-de-obras de um determinado empreendimento é um engenheiro civil, sendo que este é o profissional que irá escolher e determinar as principais ideias a serem postas em prática, de acordo com os moldes da empresa responsável.

Por exemplo, se uma empresa de construção civil possui diretrizes mais voltadas para a sustentabilidade, o projeto pronto desenvolvido pelo engenheiro civil deve atender e estar de acordo com estas diretrizes. Logo, a sua presença na obra é indispensável.

Ou, se o profissional em questão estiver atuando na construção de uma escola, a meta de se criar um espaço para estudar melhor deve ser prioritária, de acordo com metodologias e diretrizes traçadas pela escola em questão.

O mercado de trabalho para o engenheiro civil

Educação: cursos superiores em engenharia civil e mercado de trabalho

Como vimos anteriormente, o mercado de trabalho é extremamente gentis com profissionais que possuem a capacidade de atuar em diferentes ambientes e setores. O engenheiro civil é um profissional que atende, justamente, a este ponto.

Depois de formado e regularizado pelo CREA, o engenheiro civil pode se especializar para atuar em diferentes áreas, como a construção civil, o saneamento, em rodovias e transportes e várias outras vertentes da área.

Ainda, estes serviços são necessários por uma gama de empresas diferentes, públicas e particulares. Portanto, oportunidades ao engenheiro civil é o que não faltam, e a tendência é que esta profissão seja cada vez mais requisitada, de acordo com a modernização.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-