25.3 C
Dourados
quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Bombeiros de MS ensinam novas técnicas de desengasgo para salvar vidas

- Publicidade -

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul divulgou as novas orientações da American Heart Association (AHA) sobre as manobras de desengasgo em bebês, crianças e adultos, que foram atualizadas no mês de outubro. As mudanças já começaram a ser repassadas à população por meio de demonstrações práticas e treinamentos conduzidos pelos profissionais da corporação.

Entre as principais alterações está a volta das pancadas nas costas como parte do protocolo de atendimento a vítimas conscientes de engasgo. Agora, a recomendação é alternar cinco pancadas nas costas com cinco compressões abdominais, conhecidas como manobra de Heimlich, até que o corpo estranho seja expelido ou até que a pessoa perca a consciência.

No caso de bebês com menos de 1 ano, as compressões abdominais continuam proibidas, sendo substituídas por compressões torácicas, realizadas com a base da palma da mão. O procedimento deve ser feito alternando cinco pancadas nas costas e cinco compressões no peito, sempre com cuidado para evitar lesões.

Segundo a AHA, as mudanças têm como objetivo aumentar a eficácia das manobras e reduzir o risco de ferimentos, além de simplificar o treinamento de primeiros socorros para que mais pessoas saibam como agir em situações de emergência.

No vídeo abaixo, a bombeira Pietra, de Mato Grosso do Sul demonstra o passo a passo das novas técnicas de desengasgo, explicando como identificar os sinais de obstrução das vias aéreas e qual a conduta correta em cada faixa etária.

Em qualquer caso de emergência, é fundamental acionar os Bombeiros pelo 193 antes de iniciar os procedimentos.

Assista ao vídeo:

Fonte: Amambai Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-