10.8 C
Dourados
terça-feira, 26 de agosto de 2025

Retrospectiva 2019 – Relembre as principais notícias de novembro em Amambai

- Publicidade -

31/12/2019 15h09

O Amambai Notícias preparou uma retrospectiva com os fatos que marcaram a Cidade Crepúsculo no decorrer de 2019. Eles estarão dividos por mês e estão sendo publicados desde a sexta-feira (27)

Fonte: Redação

Apae de Amambai elegeu nova diretoria

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), mantenedora da Escola Especial Renascer realizou no dia 5 de novembro uma Assembleia Geral, onde foi escolhida a sua nova diretoria que fica à frente da instituição até 2022.

Cerca de 90 pessoas participaram da assembleia e escolheram por aclamação a chapa concorrente, encabeçada pelo empresário amambaiense Jamenson Signori e tendo como vice a Lilian Espíndola.

A chapa eleita também é composta por:

Presidente: Jamenson Felipe Signori
Vice-Presidente: Lílian Espíndola De Barros
Secretárias: 1ª – Maria Edna Ortelhado
2ª – Deborah Cristina Amandio Brescovit
Diretores Financeiros: 1º – Lauro Sérgio Fernandes e 2º – João Carlos Do Amaral
Diretor de Patrimônio: Sirlene Machado Bueno
Diretora Social: Eliana Prado Bernardes De Oliveira

1ª Domingueira Costechop aconteceu em Amambai

Visando tornar tradicional no município um evento regado a um bom churrasco e o tradicional chopp, a loja revendedora de carros Veículo Certo realizou a 1ª Domingueira Costechop no início de novembro.

Segundo a organização, cerca de 200 pessoas prestigiaram a festa que aconteceu no dia 10 no salão 2 do Alphaville Clube em Amambai.

A animação da festa ficou por conta de João Márcio Natan e Banda.

7º Encontro de Carros Antigos reúne relíquias e resgata história

Resgatar a história. Esse é o objetivo principal do tradicional Encontro do Carro Antigo que aconteceu em Amambai neste final de semana.

Colecionadores de várias cidades do Estado trouxeram suas relíquias de carros antigos para exporem no 9º Encontro do Carro Antigo de Amambai. O evento aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro, na praça Coronel Valêncio de Brum, região central da cidade.

O evento foi promovido pelo Automóvel Clube de Amambai (ACA), que tem a frente o colecionador, Paulo Catto, com apoio da prefeitura municipal, através da secretaria municipal de Desporto e Cultura (Sedesc), baterias Heliar e empresas da cidade.

De acordo com o tesoureiro do ACA, Dagmar Lacerda, os expositores vieram de Campo Grande, Iguatemi, Ivinhema, Dourados, Ponta Porã, Tacuru, Paranhos, Nova Andradina, Naviraí e Coronel Sapucaia e trouxeram cerca de 80 relíquias para serem expostas.

Aos 94 anos, dona Élida Vieira Mariano foi homenageada pela Câmara de Amambai

No dia 11 de novembro, o plenário da Câmara de Vereadores de Amambai contou com a presença de membros das famílias Mariano e Vieira.

O motivo da presença dos familiares foi de acompanhar a entrega de honraria, destinada pelos membros do poder legislativo, a senhora Élida Vieira Mariano, pelos serviços prestados junto a sociedade amambaiense. Por muitos anos prestou serviços no Detran, trabalhou no órgão público até se aposentar.

A honraria, entregue a dona Élida, através de Moção Legislativa, foi de iniciativa do vereador Darci José da Silva e assinada pelos demais membros da Casa de Leis.

Amambaiense tem sua biografia retratada em livro de artes marciais

No dia 9 de novembro o amambaiense atleta e professor de artes marciais, Egberto Silva esteve em São Paulo recebendo em mãos o seu exemplar do livro Grandes Mestres edição Américas. No livro, o professor da escola Dragões de Fogo tem sua biografia retratada.

Trata-se da maior obra literária de Artes Marciais do Brasil e há onze anos vem divulgando a biografia de Mestres e Professores das mais variadas Artes Marciais praticadas no país.

Esse ano, em sua 11ª edição, o livro passou a se chamar Grandes Mestres do Brasil Edição Especial Américas. E será distribuído nas Américas, Europa e Ásia, escrito em português e inglês.

De acordo com o professor, ter sua biografia retratada em uma obra tão importante para o meio das artes marciais é um fato histórico em sua vida.

Amambaienses apresentaram-se em evento internacional em Goiás

A atriz e diretora amambaiense, Alessandra Tavares; a cantora Joani Souza e a bailarina, Jaiane Pereira, integrantes do projeto Mulheres em Cena, participaram nos dias 20, 21 e 22 de novembro, em Goiânia, de um evento voltado para as mulheres que seguem a carreira jurídica.

A Conferência Internacional, com o tema: ‘A Construção da Igualdade de Gênero e dos Direitos das Meninas e das Mulheres no Mundo que reuniu mulheres de vários países e visou reunir subsídios e gerar documentos que influenciam, inclusive políticas públicas, para defender os direitos de mulheres e meninas.

O grupo de amambaienses foi convidado para apresentar um fragmento da performance Mulheres em Cena, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Amambai, através da Secretária de Desporto e Cultura (Sedesc).

UEMS de Amambai publica livro sobre os direitos das mulheres indígenas

O livro Kunha Remopu’a organizado pelas professoras Célia Maria Foster Silvestre, Veronice Lovato Rossato e Lauriene Seraguza; é o resultado de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Programa de Extensão “Ojapo Tape Oguata Hina: se faz caminho ao andar” da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Amambai. O projeto foi desenvolvido com recursos do convênio PROEXT/MEC/UEMS 2015.

Foram impressos 2.500 exemplares que serão distribuídos nas escolas indígenas no início do próximo ano letivo. Parte dos exemplares foi entregue e ficará à disposição para a comunidade universitária nas bibliotecas das 15 unidades da UEMS e também na biblioteca da UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados.

Inez Freitas Zandonadi é a nova gerente da UEMS de Amambai

Foi publicado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul no dia 7 de novembro a nomeação da nova gerente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) de Amambai. A técnica administrativa Inez Miranda Freitas Zandonadi é quem ocupa o posto deixado pela professora Viviane Scalon Facchin.

Inez trabalha na UEMS de Amambai há 19 anos e era secretária da antiga gerência, conhecendo assim muito da rotina e das responsabilidades do cargo.

Segundo ela, foi uma surpresa ter sido indicada pelo reitor da universidade Prof. Laércio Alves de Carvalho para o posto, mas que recebeu muito apoio dos membros da comunidade acadêmica.

9º Prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, foi eleito presidente do Consórcio Conisul

O prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, foi eleito no dia 19 de novembro, presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios da Região Sul do Mato Grosso do Sul (Conisul), formado por 14 municípios.

Junto a seu vice, Chico Pirolli, prefeito de Sete Quedas, Bandeira sucede Vanderlei Bispo, prefeito de Japorã.

O Conisul é formado pelas cidades de Iguatemi, Mundo Novo, Eldorado, Japorã, Itaquiraí, Naviraí, Jutí, Caarapó, Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Amambai.

O objetivo dos municípios que integram o consórcio é a implantação de ações de desenvolvimento coletivo nos campos de infraestrutura, preservação ambiental, educação, desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda e na área de saúde.

10º Trajando calça e coturno, atleta amambaiense vence corrida militar na capital

Trajando um uniforme operacional, a policial militar de Amambai, soldado Carina Cesare venceu, no dia 21 de novembro, a corrida em trilhas dos Jogos das Forças Armadas, em Campo Grande.

A corrida, à moda militar – com calça e coturno – contou com a participação de cerca de 15 atletas lotadas no Polícia Militar, no Corpo de Bombeiros, na Força Aérea e no Exército Brasileiro, que tiveram que percorrer 7,8 quilômetros em uma trilha ensolarada e em meio a vegetação.

Segundo Carina, atleta há mais de dois anos e que até o final de novembro tinha participadode 31 corridas, obtendo pódio em todas elas, esta foi uma das competições em que ela mais teve dificuldades, uma vez que precisou correr por cerca de 5KM com bolhas nos pés, causadas pelo coturno.

Jovem de 26 anos morre em Amambai

No final da tarde do dia 24 de novembro o Corpo de Bombeiros de Amambai foi acionado para socorrer uma vítima de enforcamento na vila Cristina.

Cristian Jackson Urizar Maria, de 26 anos, enforcou-se com uma corda de náilon amarrada a uma travessa de sustentação da casa em que residia com a esposa. Foi ela quem o encontrou após o ato de suicídio.
De acordo com a ocorrência policial, o casal estava passando por um processo de separação, o que a esposa aponta como motivação para o ato de Cristian.

O Corpo de Bombeiros chegou a ir até o local, mas o jovem já havia falecido.

Ex-morador de Amambai é considerado o Artista do Ano no Rio de Janeiro

O poeta, ator, jornalista, diretor teatral e sociólogo, Sady Biachin, que cresceu e estudou em Amambai, foi eleito na cidade do Rio de Janeiro, no dia 21 de novembro, o melhor artista do ano de 2019.

A pesquisa foi promovida pelo grupo Polem e 28 jurados avaliaram a contribuição de cada indicado para as artes, cultura e educação brasileira no decorrer do ano.

Em sua rede social, Sady agradeceu a organização e o prestígio. “Ontem (21/11), foi uma noite mágica, aconteceu a premiação dos melhores do ano no Rio de Janeiro pelo Polem, fui contemplado como o Artista do Ano de 2019. Obrigado ao reconhecimento do meu trabalho aos jurados de 28 pessoas da classe artística e ao coordenador Marcelo Mourão, gratidão!!!”, escreveu o artista.

Amambaiense é campeão brasileiro de lançamento de dardo

O atleta amambaiense Yuri Benites, de 14 anos, conquistou em novembro, em Santa Catarina, o primeiro lugar no campeonato brasileiro de lançamento de dardo.

O jovem, que é indígena e estuda na escola estadual Guarani Kaiowá participou da fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, onde sagrou-se bicampeão em sua modalidade, que era pra alunos entre 12 e 14 anos.

Graças ao bom ano no atletismo, Yuri foi convocado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar para representar o Brasil nos 15º Campeonato Sul-Americano Escolar.

Acidente entre Amambai e Cel. Sapucaia deixa amambaiense gravemente ferido

Um acidente ocorrido no final do dia 29 de novembro na rodovia MS-289, no trecho que liga Amambai a Coronel Sapucaia, mais precisamente próximo a Aldeia Taquaperi, deixou um amambaiense gravemente ferido.

O empresário Régis André Oviedo, de 37 anos, dirigia um Fiat Strada quando houve o choque contra uma Toyota Hillux. Ambos os veículos sofreram avarias de grande monta e os condutores precisaram ser hospitalizados.

Continue lendo as outras partes desta retrospectiva:

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Agosto

Setembro

Outubro

Dezembro
Assim que postados, os links das outras partes desta retrospectiva serão inseridos aqui

Retrospectiva 2019 - Relembre as principais notícias de novembro em Amambai

Retrospectiva 2019 - Relembre as principais notícias de novembro em Amambai

Retrospectiva 2019 - Relembre as principais notícias de novembro em Amambai

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

25 de Agosto – Dia do Soldado

- Publicidade-