30.3 C
Dourados
sábado, 14 de fevereiro de 2026

Morador de Amambai chega à final do reality “Mestres do Agro Brasil” e pede apoio do Cone Sul

Representando Amambai, Tacuru e o Cone Sul do Estado, Jhonatan da Silva do Vale disputa o título com Ana Luiza Ferreira e pede apoio do voto popular para conquistar o prêmio de R$ 30 mil

- Publicidade -

O morador de Amambai e natural de Tacuru, Jhonatan da Silva do Vale, está na grande final do reality show Mestres do Agro Brasil, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Ele agora disputa o título com Ana Luiza Ferreira e conta com o apoio da população do Cone Sul para conquistar a vitória.

O programa, que é o primeiro reality show do agronegócio do Brasil, reuniu 16 ex-alunos de cursos técnicos presenciais e semipresenciais do Senar/MS nas áreas de Agricultura, Agronegócio, Agropecuária, Florestas, Fruticultura e Zootecnia. Ao longo de cinco episódios já exibidos, os participantes enfrentaram desafios práticos relacionados às cadeias produtivas de grãos, bovinocultura de corte, cana-de-açúcar e silvicultura.

As provas foram realizadas em propriedades rurais da região de Campo Grande, incluindo os municípios de Ribas do Rio Pardo, Maracaju, Terenos, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante. A competição colocou à prova conhecimento técnico, resistência e capacidade de tomada de decisão no campo.

Agora, Jhonatan e Ana Luiza seguem para a etapa decisiva. A prova final será voltada à administração de uma empresa rural. Os finalistas receberam uma lista com receitas e despesas e deverão calcular indicadores fundamentais da gestão no agronegócio, como renda bruta, Custo Operacional Efetivo (COE), Custo Operacional Total (COT), margem bruta e margem líquida.

Além do desempenho técnico, o público terá papel fundamental na escolha do vencedor. A votação pode ser feita por meio do QR Code exibido no minuto 36 do quinto episódio do reality ou diretamente na enquete disponível no Instagram do Sistema Famasul. O voto popular terá peso 3 na decisão final, enquanto o voto dos mentores terá peso 2.

O grande campeão será consagrado como “Mestre do Agro Brasil” e receberá R$ 30 mil em barras de ouro.

Ao pedir o apoio da população, Jhonatan destacou a trajetória construída até a final. “Chegar até aqui não foi fácil. Foram muitos desafios e aprendizados. Coloquei Deus à frente de tudo e enfrentei cada etapa com dedicação e respeito. Agora preciso do apoio de todos. Peço o seu voto para que eu possa representar com orgulho Tacuru, Amambai e todo o Cone Sul como o primeiro Mestre do Agro de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Conheça Jhonatan

Aos 28 anos, Jhonatan da Silva do Vale carrega uma trajetória construída no campo. Natural de Tacuru e atualmente morador de Amambai, ele é casado com Franciany Lopes do Vale e pai de Laura, de 5 anos, e Pedro, de 9.

Criado em meio à lida rural, Jhonatan cresceu acompanhando o trabalho dos pais, que são produtores rurais em Tacuru e atuam até hoje na produção e comercialização de alimentos, especialmente derivados de leite e produtos artesanais. Foi nesse ambiente que surgiu sua conexão com o agronegócio.

“Eu nasci e cresci no meio rural. Sempre trabalhei com a minha família e isso fez com que eu desenvolvesse esse amor pelo campo desde muito cedo”, destaca.

Ao longo de 11 anos de atuação no agro, trabalhou principalmente na área da pecuária. Buscando ampliar horizontes e se qualificar, decidiu cursar Técnico em Agronegócio pelo Senar/MS, na unidade do Sindicato Rural de Dourados.

Segundo ele, a escolha do curso teve um propósito claro: migrar da parte operacional para a área de gestão. “Eu fiz o curso pensando em melhorar, em buscar uma oportunidade de continuar no agro, mas atuando mais na parte administrativa, na gestão. O agronegócio exige cada vez mais preparo técnico e visão estratégica”, afirma.

Apesar da experiência prática e da formação técnica, Jhonatan ainda não teve oportunidade de atuar diretamente na gestão rural, mas mantém o objetivo como projeto de vida. Atualmente trabalha como consultor de vendas, porém reforça que o vínculo com o agro permanece forte.

“Hoje eu trabalho como consultor de vendas, mas o meu coração sempre esteve e sempre vai estar no agronegócio. Tenho vontade de voltar e de mostrar meus conhecimentos teóricos e práticos, adquiridos nesses 11 anos de profissão”, pontua.
A participação no reality também representa um marco pessoal. Entre mais de 400 candidatos inscritos, ele foi um dos 16 selecionados e um dos poucos representantes do Cone Sul do Estado.

“Foi uma oportunidade muito grande. Entre mais de 400 inscritos, fui escolhido e fui um dos únicos do sul do Estado. A maioria dos participantes é de regiões como Campo Grande e Sidrolândia. Poder representar o Cone Sul é motivo de muito orgulho para mim”, ressalta.

Agora, a decisão está nas mãos do público!

Quem quiser apoiar Jhonatan da Silva do Vale na conquista do título de “Mestre do Agro Brasil” deve registrar o voto exclusivamente na enquete oficial disponível no Instagram do Sistema Famasul, lembrando que apenas o voto na enquete é contabilizado para o resultado final. Os comentários podem ser utilizados para demonstrar torcida e movimentar a competição, mas não entram na soma oficial dos votos. A enquete aparece somente para quem utiliza o Instagram pelo celular, não estando disponível na versão web, e os votos serão contabilizados até quarta-feira, dia 18, ao meio-dia.

Fonte: Geovana Biron /Amambai Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Dia 13 de Sorte na Gazim

- Publicidade-