33.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Lacen realiza por ano 168 mil exames em Mato Grosso do Sul

- Publicidade -

15/03/2019 13h36

Fonte: Portal Ms

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) realiza anualmente cerca de 168 mil exames de média e alta complexidade, atendendo os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. São realizados pelo Lacen 47 tipos de exames nas áreas de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador.

Na área de Epidemiologia e Controle de Doenças atua no diagnóstico e monitoramento dos agravos de interesse em Saúde Pública como, por exemplo, os exames para detecção de dengue que aumentaram 71% em 2019.

Para o diagnóstico da dengue, zika e da febre chikungunya, são realizados os exames de biologia molecular (PCR) e sorologia (Elisa), feitos por kits IgM, NS1 e IgG. Os resultados ficam prontos em quatro horas, dando prioridade para pacientes graves, internações e óbitos. O objetivo é dar agilidade na entrega dos resultados e detectar através do sorotipo o tipo do vírus em circulação, contribuindo com as ações de vigilância epidemiológica aumentando o controle e bloqueio na circulação do vírus.

O diretor-geral do Lacen, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, explica que o Laboratório presta um serviço essencial para o Estado, ajudando na elucidação de casos e realizando exames mais complexos. “O Lacen é referência em Mato Grosso do Sul, realizando exames das amostras encaminhadas por todos os municípios de Mato Grosso do Sul”.

O Lacen é reconhecido como um centro de referência regional nos diagnósticos de agravos e nas análises de produtos e tem como missão prestar serviços laboratoriais à comunidade no que tange à saúde pública, visando atender com qualidade e confiabilidade no âmbito da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador.

O Laboratório Central de Saúde Pública possui experiência e profissionais altamente capacitados, sempre passando por capacitações do Ministério da Saúde.

O Lacen tem como competência coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde pública; realizar o controle de qualidade analítica da rede estadual; realizar procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico; promover a capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios e disponibilizar aos gestores nacionais as informações relativas às atividades laboratoriais realizadas por intermédio do encaminhamento de relatórios periódicos, obedecendo cronograma definido.

Lacen realiza por ano 168 mil exames em Mato Grosso do Sul

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-