33.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Escola Estadual Mbo’eroy Guarani Kaiowá é destaque em Amambai

- Publicidade -

15/09/2016 15h46

A unidade escolar foi a campeã da etapa Capey do Fetran, obteve o 1º lugar em concurso literário e teve redação selecionada para a fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Primeiro lugar em concurso de redação promovido pelo 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, unidade do exército com sede em Amambai, campeã da etapa Capey do Festival Estudantil Temático para Trânsito (Fetran) e redação selecionada para a fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa. Esses são resultados recentes obtidos pela escola estadual Mbo’eroy Guarani Kaiowá.

A unidade escolar faz parte da rede estadual de ensino de Amambai e está instalada na aldeia Amambai, distante cerca de 5 km do perímetro urbano. A reserva indígena é uma das mais populosas do Estado e a escola oferece o ensino médio para jovens, a maioria da etnia Guarani Kaiowá.

Os destaques são motivo de orgulho de toda comunidade escolar. “Temos percebido a grande evolução de nossos alunos e isso é motivo de muita alegria pra nós”, disse a diretora da escola, Nídia Eliane Rivarola Pereira Peixer.

Campeã no Fetran

Surpreendendo muitos, a escola foi campeã na categoria juvenil da etapa Capey do Festival Estudantil Temático para Trânsito (Fetran) com a peça “A Grande Selva de Pedra”, escrita pelo professor Duadino Martines e ainda levou os títulos de melhor texto e melhor direção.

“Confesso que foi uma surpresa até pra nós; nos dedicamos muito, mas esperávamos ficar em segundo ou terceiro lugar, ficar com o primeiro lugar com certeza nos surpreendeu e incentivou ainda mais para a final”, disse o professor de Biologia, autor da peça, Duadino Martines.

Agora, o professor e a equipe formada por 12 alunos se preparam para a final estadual, que acontece entre os dias 16 e 20 de outubro em Amambai. Segundo ele, a equipe já está mais confiante e as expectativas têm aumentado a cada dia.

“Agora estamos bem mais confiantes e daremos o nosso melhor para trazer para Amambai e principalmente para a Aldeia Amambai o título de campeã do Fetran em Mato Grosso do Sul”, concluiu o professor.

1º lugar em concurso literário

O destaque não é apenas na arte encenada, mas também na arte da escrita. E esta é uma das grandes paixões do aluno do ensino médio, Jemerson Franco da Silva, de 18 anos, que ficou como primeiro colocado em sua categoria em concurso literário promovido pelo 17º RC Mec. Esta redação também foi selecionada para a fase regional da Olimpíada de Língua Portuguesa.

“Os resultados que a nossa escola têm alcançado e principalmente os do Jemerson nos enchem de orgulho, fazem com que nós, como professores, nos sintamos realizados; é isso que sinto nesse momento, uma grande satisfação e realização”, disse a professora Lucineia Barbosa, responsável pelo acompanhamento dos alunos no concurso literário.

Jemerson, que cursa o 3º ano do Ensino Médio, é muito elogiado por todos os professores, que destacam a sua força de vontade e determinação em superar seus próprios desafios.

“O Jemerson é um guerreiro, que busca se superar a cada dia; então, os resultados que ele alcançou são méritos unicamente dele, e por isso nos sentimos profissionais realizados, ainda mais sendo conhecedores das dificuldades dos nossos alunos, afinal, a língua portuguesa é a segunda deles, então vermos eles se destacarem em uma língua que não é a deles é muito gratificante”, pontuou a professora Rute Nunes Cabral, que acompanhou os alunos na Olimpíada de Língua Portuguesa.

A redação de Jemerson foi selecionada dentre várias outras do município para a etapa estadual, onde as correções e avaliações começarão a serem feitas a partir do dia 26 de setembro.

“Eu confesso que até agora não estou acreditando, mas estamos na torcida, creio que valerá a pena todo esforço”, afirmou Jemerson, que pretende cursar Medicina.

A diretora da escola indígena, Nídia Eliane Rivarola Pereira Peixer, afirma estar muito satisfeita com os resultados obtidos e diz que isso se deve a responsabilidade e ao comprometimento dos professores e alunos. “Tudo isso que temos alcançado é fruto do comprometimento de nossos professores e alunos; através destes resultados, temos mostrado a força do povo Guarani Kaiowá para toda a sociedade, que antes boa parte desconhecia, inclusive a existência da escola; agora temos ainda mais orgulho de falar que somos da escola Mbo’eroy Guarani Kaiowá, que fazemos parte da família Guarani Kaiowá”, finaliza a diretora.

A escola tem alcançado bons resultados / Foto: Moreira Produções

Elenco e coordenadores que representaram a escola no Fetran / Foto: Divulgação

O professor de Biologia e autor da peça, Duadino Martines.

E/D: Professora Rute Nunes Cabral, Jemerson Franco da Silva e professora Lucineia Barbosa / Foto: Moreira Produções

A diretora da escola indígena, Nídia Eliane Rivarola Pereira Peixer.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-