16/01/2019 14h07

16º Jogos da Integração Indígena começam nesta sexta-feira (18), em Amambai


Fonte: Redação

 
A abertura oficial acontece às 19h desta sexta-feira (18) / Foto: Moreira Produções A abertura oficial acontece às 19h desta sexta-feira (18) / Foto: Moreira Produções

Amambai (MS)- Com o intuito de enaltecer, valorizar, além de realizar a integração da comunidade indígena de Mato Grosso do Sul, acontece em Amambai entre os dias 18 e 25 de janeiro, o 16º Jogos de Integração Indígena (Joind).

São esperados cerca 1200 competidores, oriundos de 14 aldeias situadas em 11 municípios do estado, sendo eles: Amambai, Dourados, Douradina, Japorã, Tacuru, Laguna Carapã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Antonio João, além de uma aldeia do país vizinho, Paraguai. Ao todo, 35 equipes femininas e 45 masculinas disputarão o certame.

O Joind

O Joind é um evento esportivo realizado pela associação Jovens Indígenas Guarani Kaiowá em Ação (JIGA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Amambai, através da secretaria de Desporto e Cultura. Segundo Ismael Morel, vereador, professor e coordenador da associação, o Joind chega a sua décima sexta edição consolidado, sendo considerado o maior evento sócio esportivo cultural indígena do Mato Grosso do Sul. "Chegamos a décima sexta edição, sendo considerado o maior evento regional do estado e isso se deve ao comprometimento do grupo", ressalta Ismael.

 
Atletismo será uma das modalidades disputadas no Joind / Foto: Divulgação Atletismo será uma das modalidades disputadas no Joind / Foto: Divulgação

Segundo ele, todas as pessoas envolvidas na realização do Joind realizam trabalho voluntário. "Isso é o que valoriza ainda mais o nosso Joind, todos nós trabalhamos incansavelmente para fazer bem feito e não recebemos nada por isso", frisa Ismael.

Os Jogos

Durante os 10 dias de jogos, os atletas ficarão alojados na Escola Municipal Polo Guarani Kaiowá, local onde acontecem todas as modalidades de competições que são: futsal, basquete, vôlei, atletismo, queimada, tiro com estilingue, apresentação de armadilhas tradicionais, Avati Soka, Mynaku rero , lançamento de dardo, arremesso de flechas e cabo de força.

Também haverá concursos de dança e a escolha do garoto e garota Joind 2019, além de exposição de fotos, vídeos e artesanato para comercialização. De acordo com Ismael, o evento rompe suas fronteiras, enfatizando a revitalização dos jogos tradicionais e dos esportes indígenas que atualmente fazem parte do cotidiano do Guarani Kaiowá.

A abertura

A cerimônia de abertura do 16º Joind acontece nessa sexta-feira (18) às 19h na na Escola Municipal Polo Guarani Kaiowá e contará com o acendimento da pira olímpica, concurso Garoto e Garota Joind, além de apresentações de danças e teatro.


comments powered by Disqus