27.4 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Falece o engenheiro agrimensor Victor Anibal Delgado

- Publicidade -

13/08/2018 21h17

Seu corpo será velado na Igreja Presbiteriana do Brasil em Amambai e seu sepultamento acontece amanhã às 15h30

Fonte: Da Redação, por Viviane Viaut Moreira

Faleceu na tarde desta segunda-feira, 13 de agosto de 2018, em Dourados, MS, o engenheiro agrimensor Victor Anibal Delgado, nascido em 15 de março de 1959.

Vave, como Vitor era conhecido, em 29 de junho, foi vítima de acidente de trânsito quando o veículo q ele trafegava, na Rodovia MS-156 entre Amambai a Tacuru, capotou durante uma tentativa de ultrapassagem. O engenheiro agrimensor estava internado no Hospital Vida na cidade douradense há mais de um mês. Durante este período, ele permaneceu boa parte na Unidade de Tratamento Intensivo, com diversas complicações de saúde por conta do acidente. Chegou a recuperar parte do seu estado físico, mas seu quadro de saúde se agravou novamente, o que ocasionou seu óbito.

Vave era filho de Ursina e Antônio Delgado, ambos de nacionalidade paraguaia que se radicaram em Amambai na década de 1960. Era casado com a comerciante Vera com quem teve três filhos – Rafhael, Karina e Marcelo. A origem fronteiriça, a história de vida dos pais, os valores herdados; tiveram forte marca na vida dos filhos, deste também, – quem sabe mais, pois sempre conviveu e morou junto aos pais – que muitas vezes foi incompreendido pela forma simples, mas não menos digna de viver.

Político, polêmico, desportista, bem-humorado, piadista, contador de histórias, parceiro, solidário, participativo. Estas são algumas das peculiaridades do amambaiense que deixa tristes e saudosos centenas de amigos.

Seu escritório, localizado na rua da Rua República, em Amambai, era um ponto de encontro. Um verdadeiro senadinho. Era lá que as informações eram atualizadas, era lá que os amigos se encontravam, principalmente aos finais da manhã, antes do almoço. O Tereré, a bebida gelada a base de erva-mate, típica da fronteira, sempre presente. Era ele o aglutinador, o pretexto para as rodas de prosa.

Queria saber de alguma notícia bem fresca? Vá ao Vave. Queria uma opinião sobre um fato da conjuntura? Vá ao Vave. Personalidade e autenticidade era o que não lhe faltavam. Influenciou com seu jeito peculiar uma geração de conterrâneos e forasteiros que adotaram Amambai. Nunca se omitiu de dar uma opinião, mesmo sendo controversa.

O esporte era uma paixão a parte na vida de Victor Delgado, claro, entre outras. O futebol tava no sangue, nas veias, no coração. Torcia pelo Palmeiras. Em tempos outrora, jogava futebol. Na atualidade, espectador, apreciador e corneteiro de peladas e campeonatos. Causava um furor nas partidas. Dava gosto de ver o Vave torcendo. Ele sofria; e nós nos divertíamos com ele.

No escritório do Vave, as conversas sobre futebol eram muitas. E esses encontros no senadinho geraram as sementes, os frutos e as árvores mais lindas e valorosas que uma pessoa pode deixar aos seus. A Associação Sociedade Esportiva Amambai é uma das heranças mais visível. Clube esportivo e social fundado em 2008 por ele e um grupo de amigos. Local de prática de esporte, de agregar amigos, de realizar eventos e de fazer e de marcar a história de Amambai. Veja aqui matéria no Amambai Notícias sobre o Clube Tereré. Veja mais no blog da Associação Sociedade Esportiva Tereré.

No mês passado, em 5 de julho, sendo mais fatalidade do que coincidência, faleceu o presidente e empresário do Tereré Clube, Paulo Manzeppe. Duas perdas lastimáveis para toda a cidade. Dois amigos, duas personalidades que deixam saudades.

Ficam as boas lembranças e a reflexão: Qual a repercussão que deixamos quando atravessamos a vida das outras pessoas? Vave deixa muitas; um legado de marcas, de exemplos, de ações e de causos, claro – contava um causo com maestria e estilo próprios -, em toda a cidade de Amambai. Victor Anibal Delgado faz parte dos anais da história amambaiense, com louvor e justiça.

Seu corpo está sendo velado na Igreja Presbiteriana do Brasil e seu sepultamento acontece amanhã às 15h30, no cemitério Santo Antônio.

Victor Anibal Delgado (15/03/59 - 13/08/18)

Vave e sua esposa Vera.

No Clube Tereré, Vave prestando serviço de agrimensura por ocasião da instalação da entidade.

Paulo Manzeppe (E) e Victor Delgado, dois amigos, dois fundadores do Clube Tereré, duas perdas para a cidade de Amambai.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-