27.4 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Candidatos à prefeito, vamos falar de saúde?

- Publicidade -

23/05/2016 07h15 – Atualizado em 23/05/2016 07h15

Crônicas de uma Alma Solta

Por Luiz Peixoto

Pela regra legal, eu deveria falar em pré-candidatos, mas nessa altura do campeonato, não há mais pré, todos estão em plena campanha. Como negar isso vendo as postagens na rede social “facebook”?
Tenho vivido o último mês lidando com doença em família. E me fiz vários questionamentos nesse período.

Uma pessoa que procura atendimento é porque está em situação limite, está doente, está precisando de ajuda. Ninguém em situação cômoda procura atendimento à saúde. É da vergonha de ver a forma como as coisas acontecem.

Como estamos entrando em ritmo de campanha, quero fazer um convite aos candidatos ao cargo de prefeito. Assumam a posição das pessoas comuns, pelo menos uma vez, nessa campanha, ou seja:

  1. Saiam de Amambai às 1h da madrugada, rumo à Cascavel no Paraná, em uma ambulância sem conforto, fiquem lá, soltos, largados, esperando o CEONC abrir, entrem na fila, marquem a consulta as 8h da manhã sabendo que ela será realizada às 14h. Esperem lá, sem bancos, sem lugar pra ficar confortável, consultem às 14h e esperam até às 17h para voltarem embora. Venham nos buracos da estrada que liga nossa cidade ao estado vizinho, cheguem em casa às 23h. Depois venham debater comigo e com outros usuários o acesso digno à saúde. E lembrem-se que vocês farão isso em plena condição de saúde. Eu já vim junto com doente em fase terminal…

  2. já que não querem ir ao Paraná (belo e frio), tentem uma consulta básica para resolver uma gripe, ou um resfriado, nos postos de saúde. Só uma vez basta. Se conseguirem, me ensinem a fórmula.

  3. Querem mesmo dirigir nossa cidade, abram mão dos atendimentos à saúde em Dourados ou Campo Grande e tentem ser pessoas normais, cidadãos iguais aos outros. Dependam do Hospital Regional. Ai sim poderemos conversar…

Em relação ao Hospital Regional, quero registrar que a equipe está de parabéns. Fazem um esforço titânico em resolver as questões que estão, muitas vezes, além das possibilidades de cada um. Um dia verei nessa cidade uma gestão que estende que saúde é direito e que hospital precisa de equipamento. Como estender que nossa cidade, sendo polo, não tem equipamentos básicos de saúde?

Em relação à Secretaria de Saúde, estou impressionado com a boa vontade de todos. Mesmo tendo uma pessoa na recepção que deveria aprender a atender pessoas, sem que precisasse ser agressiva e mal-educada, o esforço que fizeram para me ajudar é digno de nota.

Mas, convite feito a todos os candidatos: sejam gente normal por um dia, depois podemos sentar e conversar sobre apoio ou voto. Até lá sigo pensando em fazer campanha pelo voto nulo.

Candidatos à prefeito, vamos falar de saúde?

Candidatos à prefeito, vamos falar de saúde?

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-