22.7 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

Acnur: 100 mil com HIV/Aids na Venezuela estão sob risco

- Publicidade -

15/08/2018 13h55

Acnur: 100 mil com HIV/Aids na Venezuela estão sob risco por falta de medicamentos

Agência da ONU informa que até junho deste ano, cerca de 2,3 milhões de pessoas fugiram do país por causa da crise política; a maioria foi para Colômbia, Equador, Peru e Brasil; doenças que haviam sido erradicadas como malária, sarampo e tuberculose retornaram.

Fonte: Redação

A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, informou que 2,3 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar a Venezuela por causa da crise.

Os venezuelanos citam falta de alimentos como a principal razão sair do país, que tem cerca de 33 milhões de habitantes.

Sarampo e malária

A maioria está fugindo para Colômbia, Equador, Peru e Brasil. O Acnur estima que 1,3 milhão de venezuelanos estão malnutridos.

Uma das preocupações do Acnur é a situação de 100 mil pessoas que vivem com HIV/Aids e que estão sob risco por falta dos antirretrovirais. Outras doenças que já tinham sido erradicadas como sarampo, malária, tuberculose e difteria estão voltando e com aumento no número de casos.

Os venezuelanos também reclamam da baixa qualidade dos hospitais e uma escassez séria de medicamentos básicos e suprimentos médicos.

A ONU e vários parceiros de agências humanitárias indicam que os migrantes venezuelanos também precisam de assistência jurídica, documentação, abrigo, acesso a serviços básicos e a tratamento de saúde.

Estado de emergência

No último dia 8, o Equador declarou um estado de emergência em mobilidade humana como resposta à entrada maciça de venezuelanos que chegam ao país.

A emergência vale para as províncias de Carchi, Pichincha e El Oro, perto da fronteira com a Colômbia, por onde estão atravessando muitos venezuelanos.

O Acnur afirma que o êxodo dos venezuelanos é um dos maiores movimentos em massa da história da América Latina.

Desde o início deste ano, cerca de 547 mil venezuelanos entraram no Equador pela fronteira com a Colômbia. Uma média de quase 3 mil homens e mulheres por dia. Mas em agosto, somente na primeira semana, este número subiu para mais de 4 mil.

De acordo com o Acnur, mais de 52 mil venezuelanos chegaram ao Brasil desde o ano passado. Deste total, 40 mil foram para o estado de Roraima.

Acnur: 100 mil com HIV/Aids na Venezuela estão sob risco

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-