23.2 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Escritores criam Associação dos Cordelistas de Mato Grosso do Sul

- Publicidade -

09/12/2014 22h05 – Atualizado em 09/12/2014 22h05

Fonte: Da Redação

Cordelistas de Mato Grosso do Sul criaram no final de novembro a Associação dos Cordelistas de Mato Grosso do Sul (Acoms).

A reunião de fundação da Associação aconteceu na Academia Douradense de Letras com a presença dos cordelistas Rogério Fernandes, Odila Lange, Aurineide Alencar e Leonir Menegati.

Na oportunidade, a cordelista Odila Lange explanou sobre a história do cordel, destacando a relação do gênero literário com a cultura gaúcha. Segundo ela, no Rio Grande do Sul esta literatura é conhecida como “décima”. A cordelista Aurineide Alencar falou sobre a cultura nordestina e como os cordéis são lidos pelos filhos e netos aos pais e avós.

A ideia de criar a Acoms surgiu em conversas entre os literários douradenses, tendo como uma das incentivadoras a poetisa Ruth Hellmann. A Associação tem como principais objetivos a divulgação da Literatura de Cordel nas escolas públicas e privadas do Estado; o incentivo as pessoas para escreverem cordéis; a promoção de Oficinas de Cordéis e de Cantorias e a manutenção de atividades culturais permanentes que resultem e incentivem a movimentação da cultura popular sul-mato-grossense.

Na ocasião, foi aprovada a diretoria provisória da Acoms, tendo como presidente a cordelista
Odila Lange, vice-presidente, Aurineide Alencar, secretária, Leonir Menegati, e tesoureiro, Rogério Fernandes, que ficou responsável pela criação do brasão oficial da Acoms.

Os membros da Acoms realizaram reuniões mensais na Academia Douradense de Letras e serão convidados cordelistas de todos os municípios de Mato Grosso do Sul para Inscreverem-se e concorrerem uma cadeira da Acoms.

Os cordelistas Rogério Fernandes, Odila Lange, Aurineide Alencar e Leonir Menegati.

Rogério Fernandes criou o brasão oficial da Acoms.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-