34.5 C
Dourados
quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Conselheiros Tutelares de Amambai tem a sociedade como parceiro de trabalho

- Publicidade -

17/11/2017 13h33

Dia do Conselheiro Tutelar: conselheiros contam com a sociedade na realização dos trabalhos

É comemorado neste sábado (18), o Dia do Conselheiro Tutelar. Amambai tem hoje cinco conselheiros titulares e cinco suplentes

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Responsáveis por zelar dos direitos das crianças e adolescentes, os Conselheiros Tutelares sãos os profissionais homenageados neste sábado (18), em todo o Brasil.

A data é uma homenagem a essas pessoas que são escolhidas pela comunidade para defender os direitos da criança e do adolescente nos municípios. Atualmente, são cerca 30 mil conselheiros em todo o país que atuam, por exemplo, no recebimento de denúncias de maus-tratos, violência sexual, trabalho infantil, entre outras violações de direitos. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil.

Em Amambai são cinco conselheiros titulares e cinco suplentes. Eles são responsáveis por atender a comunidade urbana e também as três aldeias do município.

De acordo com a coordenadora do Conselho Tutelar de Amambai, Adriana Gomes Pereira, entre os meses de janeiro e setembro deste ano foram realizados 1.285 atendimentos, dos quais, a grande maioria são orientações familiares, que hoje são as principais demandas da instituição no município.

Dificuldade

Adriana é conselheira há seis anos e afirma que a maior dificuldade do conselheiro é saber lidar com as situações de violação e abuso sofridas por algumas crianças. “Com certeza a parte mais difícil é quando nos deparamos com crianças em situações extremas, temos que trabalhar o nosso emocional e assim realizar nosso trabalho com êxito (…) já a parte mais gratificante é ver as famílias que depois de receberem nossa visita se reerguendo, muitas inclusive vêm até nós agradecer”, disse.

Parceiros

O conselheiro tutelar representa o olhar atento e protetivo de cada comunidade, atuando nos espaços de convivência das crianças e adolescentes. Adriana afirma que para que o trabalho do conselheiro seja ainda mais assertivo é necessário alguns parceiros como a Polícia Civil, a Polícia Militar, Centro de Referência e Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Judiciário, o Ministério Público e principalmente, a população. “Nós sempre contamos com ajuda da população, porque é de onde partem as denúncias, muitas são anônimas e mesmo assim ajudam muito o nosso trabalho”, afirmou a coordenadora.

O Conselho Tutelar de Amambai atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h e no regime de plantão pelo telefone: 9 8427-8388.

Os conselheiros tutelares são responsáveis por zelar dos direitos das crianças e adolescentes conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

Conselheiros tutelares de Amambai / Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-