32.1 C
Dourados
quinta-feira, 2 de maio de 2024

Em Amambai, Dia da Cavalaria é comemorado pelo Regimento Solon Ribeiro

- Publicidade -

10/05/2017 19h52

Unidade do exército brasileiro com sede em Amambai, 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado / Regimento Solon Ribeiro, realizou solenidade alusiva ao Dia da Cavalaria

Fonte: Redação

Para marcar o Dia da Cavalaria, comemorado em 10 de maio, a unidade do exército em Amambai, 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, realizou nesta quarta-feira (10) uma solenidade.

Com a presença de representantes de organizações governamentais e não governamentais do município, o comandante do regimento, coronel Rovian Alexandre Janjar, esteve à frente da programação, que incluiu o desfile da tropa, a entoação dos hinos do exército e da cavalaria, a leitura da oração do cavalariano, discurso, demonstrações de aparatos militares e, por fim, um coquetel servido aos convidados.

Na oportunidade, o comando, através da equipe de Relações Públicas, fez a apresentação formal do novo site da instituição. Durante a exposição do site, o tenente-coronel Janjar destacou as informações mais relevantes que podem ser obtidas durante visita ao endereço eletrônico.

O Dia da Cavalaria

A solenidade comemora, em âmbito nacional, o dia da Arma de Cavalaria, data marcada pelo nascimento de seu Patrono, o Marechal Osorio (1808-1879), nascido na Fazenda Conceição do Arroio, local onde hoje se situa o Parque Histórico Osorio.

General Osório foi militar e político brasileiro. É o Patrono da Arma de Cavalaria do Exército brasileiro. Herói da Guerra do Paraguai.

“Esta é uma homenagem ao patrono da Cavalaria, general Osório (…) um herói que nunca perdeu uma batalha”, disse o comandante. E parafraseando trecho da oração do cavalariano, ele destacou que os militares de cavalaria têm a coragem de um leão, a rapidez de um raio e o olhar de uma águia.

O coronel Janjar falou ainda sobre sua diretriz número à frente do comando do Regimento Solon Ribeiro. “A principal diretriz para o biênio de 2017/2018 é a segurança, do pessoal e do material. O maior patrimônio dentro dos muros do Regimento são seus militares. Sendo assim, é de vital importância a segurança no serviço, nas instruções e em todas as demais atividades do quartel, inclusive as atividades fora de serviço”, disse o comandante.

Veja aqui vídeo da canção da cavalaria pelos militares do 17º RC Mec.

O 17º RC Mec

Presente em Amambai há cerca de 50 anos, o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, ou Regimento Solon Ribeiro, é uma das instituições mais importantes do município e região.

A organização militar destaca-se por suas constantes atuações em operações de controle e proteção das fronteiras no cone sul do território sul-mato-grossense e por possuir uma equipe de polo que se destaca em torneios no âmbito do Exército Brasileiro.

Possui quatro destacamentos militares nas cidades de Coronel Sapucaia, Iguatemi, Mundo Novo e Paranhos, todas no Mato Grosso do Sul.

Atualmente, o regimento tem no comando o tenente-coronel Rovian Alexandre Janjar e subordinados a ele 730 militares entre soldados e oficiais.

O desfile da tropa fez parte da programação da solenidade.

Homenagem ao Patrono da Arma de Cavalaria, general Osório, feita durante a solenidade do 17º RC Mec.

Coronel Janjar durante explanação para alguns dos convidados presentes.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-